O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou nesta quinta-feira, 7, o programa Mais Transporte e os projetos de mobilidade ativa de Porto Alegre em encontro da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Sapucaia do Sul. Estiveram presentes gestores que compõem as associações da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), da Região Carbonífera (Asmurc) e do Vale do Caí (Amvarc), reunidos para a última edição, em 2023, do evento Missão Municipalista: valorizando a força interior do Rio Grande.

Castro Júnior destacou os projetos submetidos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para renovação da frota e aquisição de ônibus elétrico, totalizando mais de R$ 1 bilhão de investimento para a qualificação do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre. Foi enviado ao governo federal o pedido de aquisição de 20 ônibus leves, 340 pesados e 140 articulados, todos com a tecnologia Euro 6, com capacidade de redução de, em média, 75% das emissões de poluentes atmosféricos em relação à tecnologia anterior. Além dos ônibus convencionais, foi enviado projeto para aquisição de 100 ônibus articulados, com tecnologia elétrica e infraestrutura de recarga.

“Estamos em contato com os fabricantes, para trocas de experiências, desde a implantação do Mais Transporte com o objetivo de colocar ônibus elétricos na frota da capital gaúcha. Lançamos um chamamento para que fabricantes possam mostrar suas tecnologias, seguindo critérios pré-estabelecidos, para que possamos realizar testes e possibilitar esta experiência sustentável aos usuários do transporte coletivo”, destacou Castro Júnior.

O secretário também ressaltou a retomada de linhas e mais de 2 mil viagens em dias úteis, 1.200 aos sábados e 1.000 aos domingos, para adequar a oferta ao acréscimo de 14,5% no número de passageiros desde o início do programa Mais Transporte, em abril de 2022. 

Os prefeitos, vice-prefeitos e secretários debateram sobre a integração do transporte público, os investimentos necessários para a aquisição de uma frota eletrificada e a importância de uma participação do Governo Federal para apoiar os municípios, seja na desoneração dos tributos incidentes sobre os veículos elétricos e insumos ou na criação de linhas de crédito.

Texto de Gustavo Roth

Edição de Gilmar Martins

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre