A redução é de 27% comparando o ano de 2020 com o ano de 2019.
De janeiro a dezembro de 2020 foram 140 assaltos a ônibus na capital gaúcha contra 191 ocorridos em 2019, o que resulta em uma diminuição de 27%. A queda tem sido progressiva desde 2016, ano em que foi criada a força tarefa da Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, contra roubos no transporte coletivo. Naquele ano foram 915 assaltos. Já em 2017 o número despencou para 612 e em 2018 para 400.
Os dados são do Fórum Transporte Seguro, grupo criado há mais de 12 anos para promover ações e debates em prol da segurança no transporte coletivo de Porto Alegre. Além da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), participam do Fórum, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Ministério Público, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros de Porto Alegre (Stetpoa), Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Carris e os consórcios de ônibus Via Leste, Mais, Mob e Viva Sul.
Para a presidente da ATP, Tula Vardaramatos, os resultados foram obtidos graças à união de esforços. “Temos a atuação diária e incansável dos órgãos de segurança e o empenho de todas as empresas e associações ligadas ao transporte coletivo da nossa cidade”. Tula ainda lembra a criação, em março de 2019, da Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC). “Foi a primeira do país que se tem notícia com essa especialidade e foi uma conquista muito importante para a continuidade do trabalho”, ressalta.
Conforme a presidente, as empresas de ônibus têm investido em tecnologias para qualificar o serviço e trazer maior segurança. “100% da frota está com monitoramento por câmeras, o que traz mais segurança para passageiros e tripulação e ainda facilita a resolução das ocorrências”, completa.

Fonte: ATP