O PIX completa um mês de implantação e segue com plena adesão de usuários. Após o bombardeio publicitário da rede bancária na largada, parece agora tomar corpo sozinho, de forma orgânica. De acordo com o site do Banco Central, em novembro de 2020 foram cadastradas cerca de 92 milhões de chaves selecionadas entre números de celulares, CPF´s, CNPJ´s e combinações aleatórias. Foram 32 milhões de operações PIX em 15 dias – a grande maioria pessoas físicas.

Parece-me claro que a chegada do caçula parceiro, o 5G, trará ainda mais oportunidades para os projetistas de tecnologia e soluções aguçarem sua criatividade. Dentro da engenharia das novas oportunidades irmanadas pela dupla estão os pagamentos instantâneos de pedágios em rodovias, de estacionamentos em shoppings, de tarifas de ônibus e trens, tudo na palma da mão. É uma questão de tempo, basta trabalharem juntos e estarão, em breve, operando 24 x7 com consolidação de transações ainda mais rápidas, permitindo almejar novos caminhos e evoluir no mercado de pagamentos instantâneos.

Saindo da cidade rumo ao campo, direto ao agronegócio, a dupla também promete! Quando chegarem lá, os “irmãos” beneficiarão os pequenos, médios e grandes produtores rurais. E estas soluções serão muito bem-vindas!  Sabem por quê? Pequenos e médios comercializam seus produtos – bovinos, ovinos, equinos e hortifrútis, entre outros – na sua grande maioria, baseados na confiança, que nem sempre é correspondida. Negócios deixam de ser realizados, e outros tantos  são na base do “fio de bigode”. Ficarão para trás os pagamentos em espécie, promessas de TED´s para segunda-feira, cheques – algumas vezes sem fundo – muitos problemas e histórias de calotes. O produtor contará com o pagamento no ato, simples, seguro e barato. Concluindo, prestação de serviços e comercialização de produtos, com suas peculiaridades e logísticas diferenciadas plenamente atendidas. Esta dupla vai longe e merece credibilidade!

Por Francis André Rauber – Gerente de Projetos da ATP