Em um momento delicado como este, mais do que nunca, as notícias boas são bem-vindas. A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) apurou que até o momento nenhum dos mais de 8 mil trabalhadores das empresas de ônibus foi detectado ou internado com a Covid-19. O dado foi obtido com as empresas e com a operadora do plano de saúde dos rodoviários.

“Temos ouvido que o transporte coletivo é um local de risco neste momento, mas essa boa notícia nos mostra que, com os devidos cuidados e medidas de prevenção, é um ambiente seguro” destaca o engenheiro de Transporte da ATP Antônio Augusto Lovatto.

Lovatto crê que as orientações seguidas e todas as ações desenvolvidas pelas empresas e funcionários para minimizar os riscos estão sendo eficientes. Entre elas está a intensificação da higienização dos ônibus – com equipamentos de proteção individual por quem realiza a limpeza; campanhas orientando sobre a importância da higienização frequente das mãos e outras dicas de prevenção; o afastamento de pessoas acima de 60 anos e pertencentes ao grupo de risco; o incentivo ao uso do cartão TRI, por meio de campanhas, evitando o manuseio de cédulas e moedas, e a utilização de máscaras, mais recentemente, por motoristas e cobradores.

“Todos, empresários e funcionários, estão engajados em preservar a saúde, mantendo o transporte coletivo, que é serviço essencial, um local limpo e seguro para o deslocamento das pessoas”.

Fonte: ATP