Cerca de 200 pessoas, entre idosos, educadores e técnicos do trânsito e transporte, participaram nesta quarta-feira, 16, no seminário Desafios da Mobilidade Segura no Envelhecimento. O encontro aconteceu na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS),  iniciativa do Programa Vida no Trânsito (PVT) da prefeitura e do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica RS (IGG/PUC).

De acordo com a Coordenação de indicadores e Engenharia de Tráfego da EPTC, das 59 vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre, de janeiro até hoje, 26 pedestres perderam a vida, sendo 18 idosos, sendo 16 deles em razão de atropelamentos. “São números preocupantes. Demonstra que todos devemos nos unir para proporcionarmos uma melhor qualidade de vida ao segmento dos idosos na mobilidade. Este seminário serve para fazer refletir diante desta nova realidade social, de um número cada vez maior de idosos na cidade, que necessitam também de uma melhor qualidade de vida na mobilidade urbana. É um desafio para todos nós”, afirma Eduardo de Souza, agente da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da EPTC.

Apoios – O Programa Vida no Transito em Porto Alegre é uma parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), secretarias municipal e estadual de Saúde e o Detran-RS. O evento conta, também, com o apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego do RS (Abramet-RS), Audibel – Aparelhos Auditivos, Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Conselho Municipal do Idoso, Detran RS, Fundo Municipal do Idoso, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre, Moderna Idade – Núcleo de Residencias Geriátricos e Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul.

Texto de: Cláudio Furtado
Edição de: Gilmar Martins

Fonte: EPTC