A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o início da implantação da sinalização viária do novo trecho de ciclovia e faixa exclusiva na avenida Goethe, junto ao Parque Moinhos de Vento. Após sugestão do prefeito Nelson Marchezan Jr., o projeto de priorização do transporte público coletivo da Prefeitura de Porto Alegre irá privilegiar também a mobilidade ativa com a instalação de novas travessias semaforizadas de pedestres, ciclovias ou ciclofaixas e urbanismo tático.

A intenção é valorizar o espaço e a segurança de pedestres e ciclistas. “Nosso objetivo é dar condições e qualificar a mobilidade para todos os usuários, com segurança e infraestrutura adequada para os diferentes modais”, explica Marchezan. O projeto de priorização do transporte coletivo vai implantar mais 22 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em 16 novos trechos da Capital.

No trecho entre a rua Mostardeiro e a avenida 24 de Outubro, junto ao Parcão, serão implantados 400 metros de faixa exclusiva, no sentido Sul-Norte da av. Goethe, e uma ciclovia unidirecional em cada lado da via, até o início da rua Dr. Timóteo, próximo à rua Dr. Poty Medeiros, onde será instalada uma nova travessia de pedestres que vai atender a parada de ônibus. A partir deste ponto, a ciclovia será bidirecional até a avenida 24 de Outubro, em uma extensão do eixo de ligação Centro-Norte da ciclovia Mariante-Goethe.
A faixa que prioriza o ônibus neste trecho vai beneficiar 62 mil passageiros/dia, que utilizam oito linhas de ônibus. A medida irá permitir uma redução média de dois minutos no tempo de viagem neste trecho da Goethe, dos atuais três minutos, o que representa 67% de redução no tempo de viagem entre a rua Mostardeiro e a avenida 24 de Outubro.
Segurança do pedestre – Todos os 16 novos trechos onde será implantada a prioridade do transporte coletivo receberão melhorias com atenção à segurança do pedestre, como no trecho da rua Mostardeiro, em frente ao Hospital Fêmina, onde também  foi implantada outra nova travessia semaforizada, que atende a parada de ônibus. A medida visa a minimizar os riscos de acidentes, dar mais agilidade nas viagens, diminuir o tempo de deslocamento dos usuários e atrair novos passageiros. Em grande parte destes trechos será priorizado também o espaço para os ciclistas, com mais três quilômetros de complementação de trechos cicloviários.
“Priorizar o sistema de transporte coletivo público e a mobilidade ativa em todas as cidades desenvolvidas do mundo são sinais de civilidade e progresso.  E tornar o transporte público atrativo para estimular sua preferência em relação ao automóvel reduz congestionamentos e garante menos emissão de poluentes”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano.
A Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) tem atuado em diversas frentes para requalificação asfáltica de trechos que receberão as faixas exclusivas e novas ciclovias. Entre os locais que já receberam intervenções estão as avenidas Independência, Mostardeiro, Goethe, Mauá, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama e Luiz Englert.
Locais que receberão faixas exclusivas – avenida Independência, Mostardeiro, Goethe, rua da Conceição (dois sentidos), avenida Mauá, avenida João Goulart, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama / Luiz Englert, avenida Siqueira Campos, avenida Ipiranga trecho 2 e 3, avenida Silva Só, avenida Azenha, avenida 24 de Outubro e avenida Plínio Brasil Milano.
Texto de: Gustavo Roth
Edição de: Taís Dimer Dihl
Fonte: EPTC