A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que o transporte coletivo funcionará nesta terça-feira, 7, com tabela especial com oferta de 70% em relação ao dia útil. Em razão dos bloqueios por acúmulo de água, sobretudo nas regiões do Centro, 4º Distrito, Cidade Baixa e Menino Deus, algumas linhas terão seu itinerário modificado. As linhas 605, 701, 705.2, 703, 704, 704.1, 718 estão desativadas. Os passageiros podem consultar pelos aplicativo Cittamobi e Moovit os horários das linhas. Está liberada a circulação de outros veículos nas faixas exclusivas para ônibus, devido ao grande número de bloqueios de trânsito existente na cidade. 

A EPTC reforça ainda que os usuários do transporte poderão esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das linhas e os itinerários pelo app 156+POA, telefone 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede X (o antigo Twitter) e no Threads. . 

Atendimento aos desabrigados – A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a EPTC montaram uma sala de crise, de onde é gerenciado o atendimento emergencial do transporte aos atingidos pelas enchentes. Esse espaço atende de forma gratuita as demandas emergenciais solicitadas pela Defesa Civil, Brigada Militar, Exército, em relação ao deslocamento de pessoas que precisem de transporte para os abrigos. Nesta segunda-feira, 6, cerca de 60 ônibus realizaram esta operação e cerca de 2.500 pessoas foram transportadas. 

Atendimento ao cidadão – O atendimento presencial ao cidadão segue suspenso. Para que não haja prejuízos em relação à entrega de recursos ou apresentação de condutor, a EPTC suspendeu os prazos temporariamente. O atendimento pelo app 156+POA ou números 156 e 118 segue funcionando normalmente.

Vistorias – As vistorias veiculares estão suspensas temporariamente. Aqueles profissionais que tinham vistoria agendada poderão trabalhar normalmente, seja no táxi, lotação, ônibus ou escolar, até que uma nova data seja marcada e o serviço volte a ser executado. Um cronograma para que sejam colocadas em dia as vistorias será anunciado pelos canais da EPTC. 

Texto de Aline Rimolo

Edição de Andrea Brasil

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre