O número de assaltos a ônibus vem caindo gradativamente nos últimos anos em Porto Alegre. No primeiro semestre de 2022, a redução foi de 24% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Desde a criação da Força-Tarefa de Combate a Roubos no Transporte Coletivo da Capital, em 2016, houve queda de 94% de ocorrências deste tipo de crime em coletivos em Porto Alegre, levando em conta o primeiro semestre de cada ano desde a ação conjunta entre os Consórcios, Carris, ATP, EPTC e os órgãos de segurança.  

O número de ocorrências no primeiro semestre de 2016 foi de 537, contra 31 ocorrências registradas entre janeiro e junho de 2022. Os dados foram divulgados na última reunião do Fórum do Transporte Seguro, realizada no auditório da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), na tarde da última quinta-feira (14).

O monitoramento por câmeras está em toda a frota e o uso do APP tem colaborado para a queda do número de assaltos. “O monitoramento dos coletivos através do APP (Cittamobi) auxilia nas ações realizadas diariamente em pontos estratégicos da cidade, já que através dele podemos acompanhar o deslocamento dos ônibus”, ressalta o Comandante do 20° BPM, Jacques Peiter.

Além do investimento em câmeras de monitoramento em todos os coletivos que facilita a identificação dos criminosos, a implantação do App Cittamobi que em agosto  completa três anos de operação em Porto Alegre, contribui não apenas nas ações da BM, mas também evita que o cliente fique exposto nas paradas por um período maior que o necessário, já que é possível monitorar os horários dos ônibus e se dirigir ao ponto somente próximo ao horário.

“O advento da tecnologia nos coletivos, mais trabalho conjunto entre as instituições está trazendo um grande resultado em termos de segurança aos operadores e clientes do transporte coletivo de passageiros em Porto Alegre”, enfatiza Tula Vardaramatos, presidente da ATP.

Desde 2016, Porto Alegre também conta com uma Delegacia de Polícia Especializada em Repressão a Roubos em Transporte Coletivo.

Fonte: ATP