O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, vistoriou nesta quarta-feira, 15, acompanhado de técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação, um dos seis ônibus que entrarão em circulação nas próximas semanas na Zona Norte de Porto Alegre. O veículo foi exposto pela empresa Nortran, do Consórcio Mob, na Transposul, segunda maior feira de transporte e logística da América Latina. Os carros integram o projeto de renovação de parte da frota de ônibus da Capital. Até dezembro, 80 novos veículos estarão atendendo a população. 

“A modernização da frota integra o Mais Transporte, programa lançado pelo governo recentemente e que tem como objetivo principal melhorar o atendimento à população. Nesse contexto, além de uma análise diária da oferta e demanda no transporte coletivo, estamos focados em melhorar a infraestrutura que envolve o atendimento, e isso inclui os veículos e também as paradas de ônibus e estações”, destaca Castro Júnior. 

Os novos ônibus adquiridos pela Nortran possuem plataforma alta e o elevador para melhor atender as pessoas com deficiência. Os veículos estarão em circulação em linhas como a 721, 727, 731, 761 e 762 que circulam no eixo da avenida Sertório com destino ao Centro. Eles seguem as normas técnicas que foram atualizadas pela ABNT NBR 15570. “Uma das principais mudanças previstas nesta norma é o banco auxiliar do box do cadeirante que trocou de posição, sendo incorporado no guarda corpo, permitindo que o passageiro possa viajar no sentido do veículo e não mais na lateral”, salienta o técnico de trânsito e transporte da EPTC, Rogério Barbosa. 

De acordo com a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, o investimento na renovação será em torno de R$ 48 milhões. “Com a ampliação da oferta para acompanhar a crescente demanda, e ainda para trazer de volta o passageiro, as empresas estão investindo para oferecer um melhor serviço à população”, comenta. 

Participaram também da vistoria o diretor da Nortran, Adilson Porto, e o diretor técnico da EPTC, Flávio Caldasso.

Mais transporte – Desde o mês de maio, quando começaram as ampliações previstas pelo Mais Transporte, 16 linhas foram reativadas e houve um incremento na oferta de 1.187 viagens. A previsão é que até o final do ano, esse número chegue a 2.000. 

Texto de Aline Rimolo

Edição de Gilmar Martins

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Crédito foto: Aline Rimolo/SMMU/PMPA