Para celebrar os 15 anos do cartão TRI, adesivos em alusão à data estão sendo colados nos ônibus.

Foi em setembro de 2007 que foram entregues os primeiros cartões da bilhetagem eletrônica, uma novidade para quem usava os ônibus de Porto Alegre. Na época, foi feita uma cerimônia na antiga loja central do TRI para entrega a idosos e pessoas com deficiência. Os demais públicos foram contemplados no decorrer do ano seguinte. Também em 2007 começaram a ser instalados os validadores – equipamento que lê o cartão – dentro dos coletivos. Embora o início da implantação tenha ocorrido em 2007, o projeto começou a ser pensado anos antes, em 2005. Após amplo estudo, a bilhetagem eletrônica  tomou forma e passou a fazer parte da rotina dos porto-alegrenses.

A inovação foi uma marco na história do transporte coletivo da capital gaúcha. O pagamento da passagem, que era feito em sua maior parte com as antigas fichinhas, passou a ser realizado através do cartão TRI. A nova tecnologia trouxe ganhos para o passageiro, como a integração, possibilitando descontos na tarifa para quem utiliza dois ônibus, e a praticidade de usar um mesmo cartão para embarcar na lotação e no trem. A segurança também foi motivo para a mudança. O cartão pode ser cancelado e os créditos transferidos para uma segunda via. Já as fichinhas, se perdidas, não era possível recuperar. Também pensando na segurança, a partir da bilhetagem eletrônica a roleta passou para a frente do veículo. A alteração trouxe vantagens como a democratização do espaço do ônibus, onde todos os usuários, em especial isentos, poderiam passar a roleta e ocupar qualquer lugar do coletivo. Ainda, com a inversão do fluxo e o desembarque pela porta traseira, o passageiro que desce fica mais visível para os carros que vem atrás, minimizando acidentes.  

“Nesses 15 anos o TRI avançou muito! Lançamos a integração com outros modais, o desconto para quem utiliza dois ônibus,  a biometria facial, o app do cartão, o GPS, a recarga expressa, entre tantos outros benefícios para os porto-alegrenses. E tudo isso foi possibilitado pela tecnologia da bilhetagem eletrônica. As empresas de ônibus fizeram e fazem um grande investimento para manter a operação da bilhetagem, mas sem ela, não seria possível evoluir em tantos aspectos no transporte coletivo!”, recorda o engenheiro de Transporte da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) Antônio Augusto Lovatto.

Lovatto destaca que até o final do ano novos projetos serão implantados envolvendo a bilhetagem eletrônica. “Estamos sempre pensando em como trazer mais facilidades e comodidade para o nosso cliente. Como diz o adesivo, o TRI evolui com a cidade”.

O adesivo comemorativo mencionado por Lovatto estará estampado na dianteira de 58 ônibus distribuídos pelos 4 consórcios da cidade, Via Leste, Mais, Viva Sul e Mob.

Fonte: ATP

O adesivo em comemoração aos 15 anos do cartão TRI estará em 58 ônibus
A entrega dos primeiros cartões TRI aconteceu em setembro de 2007 em cerimônia no antigo posto central