Interessados têm até o dia 30 de agosto para acessar o edital e inscrever seus projetos.

O programa de inovação em mobilidade urbana COLETIVO, criado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), prorrogou o prazo para as inscrições no III Desafio do COLETIVO. Interessados em promover mudanças positivas na mobilidade urbana têm agora até o dia 30 de agosto para acessar o edital e inscrever seus projetos. Todos os projetos inscritos devem ter como foco a mobilidade urbana coletiva e apresentar soluções voltadas para a melhoria do transporte público no país, com foco no aumento dos clientes. Ao final do Desafio, os três primeiros colocados serão pré-incubados no hub de inovação da NTU.

O III Desafio do COLETIVO vai trabalhar com grandes temas da mobilidade urbana coletiva. Os inscritos deverão propor soluções voltadas para: meios de pagamento; sistemas de bilhetagem eletrônica; operação de transporte público; otimização de processos; fidelização do cliente; informação ao usuário e roteirização; geração de receitas extratarifárias; transporte sob demanda; mobilidade como serviço (MaaS); otimização do uso de dados (Big Data); além de soluções relacionadas à saúde e segurança.

Além de startups focadas em transporte público coletivo, o COLETIVO também pretende receber inscrições de grupos e profissionais de outros nichos de atuação, mas que apresentem soluções aplicáveis nas áreas da mobilidade urbana coletiva, como explica a coordenadora do programa de inovação, Mariana Amaral. “A intenção é ampliar o número de inscrições e diversificar os modelos de projetos inscritos”.  

O III Desafio do COLETIVO será composto por três etapas principais: 1) Peneira – avaliação dos projetos inscritos e deferimento das inscrições pela equipe do COLETIVO; 2) Seletivas – apresentação dos projetos pelos participantes e avaliação classificatória; e 3) Pitch day – apresentação dos projetos pelos participantes e avaliação final.

Seletivas

Os resultados da Peneira serão divulgados no dia 8 de setembro, no sítio eletrônico do COLETIVO (www.coletivo.org.br), e os projetos selecionados participarão das Seletivas que acontecem no dia seguinte, 9 de setembro. Nas Seletivas, os inscritos selecionados deverão realizar uma apresentação de no máximo cinco minutos dos projetos de inovação propostos à equipe do COLETIVO e aos membros do Conselho de Inovação da NTU, via videoconferência na plataforma Zoom.

Etapa final

Para a fase final (Pitch Day) serão selecionados os seis melhores projetos de inovação. Nesta etapa, serão avaliados o impacto na mobilidade urbana coletiva; a escalabilidade da solução; a rentabilidade do negócio; a replicabilidade; a relevância do problema; a adequação ao mercado; o time e capacidade de execução; o modelo de negócios; concorrência e diferencial competitivo; e o nível da inovação.

O Pitch Day será realizado de forma virtual no dia 23 de setembro de 2021, via plataforma Zoom, como parte da programação do Seminário Nacional da NTU. A apresentação de cada candidato (ou grupo) será feita no formato de Pitch e deverá durar no máximo cinco minutos. As apresentações deverão ser realizadas de forma oral, com slides e a exposição e/ou a explicação do funcionamento de um protótipo da solução. Após a apresentação, o participante deverá responder às perguntas feitas pelo júri e/ou encaminhadas pela plateia. O júri será composto por especialistas selecionados pelo COLETIVO.

Premiação

Os três primeiros colocados do III Desafio do COLETIVO terão o direito de participar da pré-incubação no Hub COLETIVO.

A pré-incubação de projetos oferecerá, durante o período de seis meses, o suporte para que os projetos de inovação se desenvolvam em termos técnicos, comerciais e administrativos, entre outros.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas até as 23 horas do dia 30 de agosto de 2021, mediante preenchimento do formulário (https://forms.gle/Jo6UxjQRysgTF7K3A), disponível no sítio eletrônico do COLETIVO www.coletivo.org.br .

Link para o edital: http://coletivo.org.br/assets/files/Edital%203%20desafio%20do%20COLETIVO%20v2.1.pdf

Sobre o COLETIVO

O programa de inovação surgiu para fomentar a evolução do transporte público coletivo, visando a mobilidade sustentável nas cidades, o desenvolvimento das pessoas e da qualidade de vida. Foi concebido para promover um ecossistema de inovação entre os principais públicos ligados à mobilidade urbana e, assim, desenvolver soluções inovadoras com foco no usuário do transporte coletivo urbano.

Fonte: NTU