Para incentivar o uso da máscara e a conscientização coletiva, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) lançou em maio a campanha “Usar máscara é para todos”. A partir dela, 12 ônibus da frota de Porto Alegre passaram a ter a “proteção” estampada na frente do veículo. Com a boa repercussão, a entidade resolveu expandir a ação, colocando o adesivo em mais 50 coletivos. “São quatro modelos coloridos e estampados, que estão distribuídos em 62 ônibus, para evidenciar a mensagem de que máscara é para todos, independente de gênero, nacionalidade e até time, pois um dos layouts, inclusive, remete à dupla Grenal”, explica a presidente da ATP, Tula Vardaramatos.
Também fará parte da campanha mais um incentivo ao uso do item de proteção. As 50 primeiras pessoas que tirarem foto do ônibus com a máscara e publicarem no feed ou stories das redes sociais – Instagram, Facebook e Twitter – marcando o cartão TRI (@CartaoTRI) ganharão uma máscara com a mesma estampa da que foi fotografada.
Desde o início da pandemia da covid-19, é obrigatório o uso de máscara para ingressar no transporte coletivo. Além de campanhas de conscientização, as empresas de ônibus têm investido na intensificação da higienização dos veículos. A limpeza foi reforçada à noite, quando os ônibus retornam às garagens, e acontecem ainda limpezas extras no decorrer do dia, a cada viagem, nos ônibus que chegam aos principais terminais do centro de Porto Alegre. Também é disponibilizado álcool gel para os passageiros.

Fonte: ATP