A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está reforçando à população que o uso de máscara é obrigatório nos veículos de transporte público, tanto para os passageiros como para os operadores. Além disso, só podem ser conduzidos passageiros sentados, ou seja, a capacidade de ocupação dos veículos não pode ultrapassar o número de assentos. Permanecer em pé nos coletivos é permitido somente para os procedimentos de embarque, desembarque e transposição da catraca.

As normas estão no decreto 20.953, publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa – página 2) da última quinta-feira, 25, como medida para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Estarão em vigor até 7 de março, podendo ser prorrogadas. “As ações diárias de fiscalização nos terminais e garagens, antes das saídas dos ônibus e durante os percursos, foram reforçadas nos principais eixos para garantir a segurança do serviço. A orientação é para que as pessoas permaneçam em casa, mas quem precisar se deslocar deve fazer isso em segurança”, salienta o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

A empresa mantém a oferta de viagens e ampliou a tabela horária nos períodos de pico, com carros extras que são acionados de acordo com a demanda. No entanto, com a adoção dos protocolos da bandeira preta e o fechamento de atividades não essenciais, a expectativa é de redução do número de passageiros nos ônibus ao longo da semana, principalmente nos horários de pico.

Em junho de 2020, quando também houve restrição em atividades, a demanda de passageiros foi de apenas 34% em relação ao período que antecedeu a pandemia. A média ficou em 280 mil passageiros por dia. Agora, entre 22 e 26 de fevereiro, a média diária foi de 346 mil usuários – 19% a mais que em junho do ano passado. A equipe técnica da EPTC segue avaliando os dados de demanda e oferta para identificar as adequações necessárias no sistema. 

Para evitar aglomeração em paradas e terminais de ônibus, a empresa orienta a população a antecipar e planejar seus deslocamentos. Na função GPS do aplicativo Tri Poa, é possível conferir pelo telefone celular a localização dos ônibus em tempo real e a previsão de tempo para chegada ao ponto de embarque desejado. Ao aguardar o coletivo nos terminais ou paradas, os passageiros devem manter o distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel.

Texto de Gustavo Roth

Edição de Rui Felten

Fonte: EPTC