A partir desta segunda-feira (21), o posto central do cartão TRI passa a ter novo endereço. Antes localizado na rua Uruguai, n° 45, passa agora a compartilhar o espaço da loja do cartão TEU, que fica no Largo Visconde do Cairú, n° 12 (térreo), também no Centro de Porto Alegre. Os postos do TRI e TEU no terminal Triângulo, na av. Assis Brasil n° 4320, também irão operar juntos futuramente.


A unificação, que ocorreu a convite dos dirigentes da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), é uma facilidade para os passageiros que utilizam os ônibus da capital e da região metropolitana, e conta com apoio da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM)/Metroplan, que entende que a iniciativa irá facilitar e melhorar a oferta do serviço. “Com essa parceria, agilizamos a vida dos clientes que podem realizar no mesmo local os serviços dos dois cartões”, destaca o presidente da ATM, José Antônio Ohlweiler.


Também compartilha da opinião, a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos. Para a presidente, a unificação traz um importante ganho para o passageiro em um momento em que a crise no transporte coletivo está mais acentuada em função da pandemia. “Além da união do espaço físico, vamos unir esforços para um atendimento cada vez mais qualificado para os clientes”, enfatiza. Tula revela que darão atenção especial à acessibilidade. “A loja é uma extensão do nosso serviço, que tem como característica ser um transporte para todos. Teremos a opção de um atendimento em linguagem de libras para as pessoas com deficiência auditiva”, informa.


O novo espaço do TRI no centro, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, oferece os seguintes serviços do TRI:

  • Emissão de extrato e segundas vias do cartão TRI
  • Cartão TRI de Passagem Antecipada
  • Recarga de passagem antecipada e escolar do TRI

O TEU permanece oferecendo todos os serviços que já ocorriam antes da unificação.

Também a partir desta segunda-feira, demandas relacionadas ao cartão TRI de idoso e à biometria facial passam a ser atendidas, em parceria com a EPTC, no posto do TRI no Terminal Triângulo:

  • Cadastro e emissão do cartão TRI de Idoso (para idosos acima de 65 anos)
  • Revalidação anual do cartão TRI de idoso (para idosos entre 60 e 64 anos).
  • Auditoria biométrica


O posto do TRI no terminal Triângulo está operando normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. O posto do TEU no local está fechado em função da pandemia. Futuramente, as duas lojas irão operar juntas.


O atendimento às entidades estudantis e entidades representativas das pessoas com deficiência passa a ser feito, também a partir de hoje, na sede da ATP (av. Protásio Alves, 3885) em parceria com a EPTC.

Fonte: ATP

O atendimento da loja unificada é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.