Neste momento de restrições, em que é preciso zelar pela saúde e pela segurança das pessoas, as empresas de ônibus de Porto Alegre lançam uma novidade que irá facilitar o acesso à compra de passagens. A partir de agora, a recarga de créditos escolares (meia tarifa) e de passagem antecipada (tarifa integral) ocorre em minutos, bastando fazer a aquisição com cartão de crédito pelo app ou site do TRI – tripoa.net.br. Pelo site há, também, a alternativa na modalidade débito. Em até 30 minutos, tempo que pode variar conforme comunicação com a rede móvel 3G, os créditos são disponibilizados para o cliente que recebe a recarga ao utilizar o cartão TRI dentro do ônibus.
“Antes a recarga levava de 24h a 48h nas compras com cartão pelo app e site. Com essa inovação, a gente torna mais prática a aquisição dos créditos, sem a necessidade da ida até o posto físico. Ressaltando ainda que, em especial em um momento como este, o uso do cartão TRI é muito mais seguro, pois evita o contato e o manuseio de cédulas ou moedas”, explica o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Gustavo Simionovschi.
O diretor lembra também que, como o Posto Central do TRI está fechado em função da pandemia, trata-se de um importante reforço para dar maior suporte aos usuários neste período em que há restrições no funcionamento presencial dos serviços.
Como funciona a recarga expressa:

  • O cliente faz a compra com cartão de crédito via app (Cartão TRI) ou com cartão de crédito e débito via site (tripoa.net.br). A recarga expressa é válida para a compra de créditos escolares (meia tarifa) ou créditos de passagem antecipada (tarifa integral). A recarga mínima é de R$ 20,00.
  • Em até 30 minutos – previsão que pode variar conforme comunicação do momento com a rede móvel 3G – os créditos ficam disponíveis em todos os ônibus de Porto Alegre, assim, quando o cliente acessa o coletivo e utiliza o cartão TRI no validador (equipamento que lê o cartão), recebe a recarga automaticamente.
  • A mesma regra vale para o cancelamento do cartão. Quando o cliente faz a solicitação via telefone (51) 3027.9959, app ou site, em até 30 minutos – previsão que pode variar conforme comunicação do momento com a rede móvel 3G – o cancelamento é efetivado e o cartão já não pode mais ser utilizado nos ônibus de Porto Alegre (o prazo de 24h permanece se o uso for nas lotações ou no trem).
  • A compra ou cancelamento pelo app e site podem ser feitos em qualquer hora ou dia da semana.
  • A recarga expressa não é válida para compras com boleto, pois nesse caso é necessário maior prazo para procedimentos e transações bancárias.
  • O serviço está disponível somente para os ônibus de Porto Alegre. Não é possível receber a recarga expressa nas lotações e no trem.
    A novidade faz parte de uma série de melhorias e investimentos realizados pelas empresas de ônibus nos últimos dois anos. No final de 2017 iniciou a implantação do reconhecimento facial para inibir fraudes e trazer maior segurança. Hoje já está em toda a frota. Em 2018 foi lançado o aplicativo do cartão TRI com possibilidade de compra via cartão de crédito, entre outras facilidades como visualização de saldo e últimos usos. E no ano passado foi implantado, em 100% da frota, o sistema de GPS e monitoramento por câmeras. “Mesmo diante das imensas dificuldades e da crise, as empresas estão se empenhando para trazer tecnologia, inovação e maior qualidade ao serviço”, destaca Simionovschi.
    Fonte: ATP