Para minimizar riscos e evitar a proliferação do COVID-19 (Coronavírus), as empresas de ônibus de Porto Alegre iniciaram uma “força-tarefa” para limpeza dos coletivos que chegam aos terminais do Centro da cidade.  Cerca de 100 pessoas começaram a atuar, nesta manhã, nos veículos do terminal Rui Barbosa, Salgado Filho, Borges de Medeiros, Parobé e Cassiano do Nascimento. Os locais foram escolhidos pela grande circulação de pessoas e de ônibus.

A higienização, feita por duplas, ocorre em especial nos bancos e balaústres, onde há maior contato. Quem realiza o procedimento conta com materiais de proteção.

Além da intensificação da limpeza dos veículos nas garagens e terminais, outra medida das empresas consiste no apelo à conscientização. Estão sendo colocados cartazes em toda a frota e 50 busdoor (publicidade na traseira do ônibus) com dicas de prevenção. Fazem parte da campanha, ainda, cards para as redes sociais do cartão TRI (Facebook, Twitter e Instagram). Está sendo incentivado o uso do cartão TRI e a compra de créditos via aplicativo para evitar o manuseio de cédulas de dinheiro e moedas. Também foram produzidos materiais, direcionados à tripulação, destacando a importância da higienização das mãos.

Conforme determinado em Decreto Municipal (20.519/2020), os ônibus estão circulando com as janelas abertas, para melhor circulação do ar, e não é mais permitido transportar passageiros em pé.  

Fonte: ATP