Em média, passageiro leva 67 minutos em cada viagem na região metropolitana do RJ, segundo levantamento global com milhões de viagens feito pela empresa Moovit. Metade dos passageiros faz duas baldeações.

Quem usa transporte público na região metropolitana do RJ leva, em média, 67 minutos para chegar ao destino. É o maior tempo de deslocamento entre 10 regiões metropolitanas do país, segundo levantamento feito a partir de dados de milhões de viagens registradas no aplicativo Moovit. O estudo global analisou 99 metrópoles de 25 países.

Dez regiões metropolitanas brasileiras estão incluídas no relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O RJ tem o maior percentual de passageiros que fazem viagens longas, com mais de uma hora. De acordo com o levantamento, 36% levam entre 1 e 2 horas para chegar ao destino. E 11% levam mais de 2 horas.

No Rio, metade dos passageiros fazem duas baldeações por viagem. Outros 15% fazem 3 ou mais trocas. Apenas 35% dos trajetos são feitos sem baldeação.

Os números são similares aos de Barcelona, onde 49% dos passageiros fazem 2 baldeações e 16% têm 3 ou mais.

Cada passageiro percorre em média 13 km para chegar ao destino no RJ. É a segunda maior distância do Brasil, atrás apenas de Brasília, com 14,3 km. E maior que Cidade do México (12,3 km), Londres (10,7 km) e Nova York (10,2 km).

Antes de entrar no ônibus, trem, metrô e barca, os passageiros do RJ esperam em média 17 minutos. Tempo próximo ao de Los Angeles e Miami, ambas com 16,5 minutos.

De acordo com o levantamento, 32% dos passageiros andam mais de 1 km no trajeto, incluindo caminhada até ponto/estação, nas baldeações e até destino final. É o mesmo percentual de Los Angeles e menos que Lima (36%), São Paulo (40%) e Miami (53%).

Por Elisa Soupin e Felipe Grandin

Fonte: G1