Em setembro e outubro a NTU, empresas e entidades ligadas ao transporte coletivo realizaram ações e campanhas educativas relacionadas ao setor. Iniciativas incluem a Semana Nacional do Trânsito, o Dia Mundial Sem Carro e o Outubro Rosa

A preocupação do setor de transporte público coletivo vai além de apenas transportar passageiros. Conscientes da importância que têm para a sociedade, empresas de ônibus de todo o Brasil se engajam em questões sociais e promovem, com frequência, campanhas e atividades de conscientização de clientes e funcionários. Em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, a NTU se juntou ao Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) para promover uma grande campanha setorial de conscientização da direção defensiva voltada para os motoristas do setor.

Ao todo, foram realizados mais de 60 mil atendimentos a profissionais do transporte rodoviário de passageiros nas 148 unidades operacionais do Sest Senat espalhadas por todo o país. Os participantes receberam atendimento em saúde bucal; aferição de pressão arterial e curva glicêmica; aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna e orientação sobre a boa postura corporal; além de informações sobre alimentação saudável e os riscos relacionados ao álcool e outras drogas. Vans do Programa CNT/Sest Senat de prevenção de acidentes percorreram o Brasil para levar orientações sobre saúde e trânsito seguro.

Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito do Sest Senat teve como tema a palavra ‘‘Empatia’’. O objetivo era fazer com que cada agente do trânsito, seja motorista ou pedestre, se colocasse no lugar do outro e agisse com respeito: “A nossa escolha em trabalhar, nesta campanha, com esse público foi justamente pela representatividade dele e pela capacidade de disseminação da informação sobre a segurança do trânsito. Queremos que eles atuem de forma mais consciente e levem a nossa mensagem para a sociedade”, disse Nicole Goulart, diretora executiva nacional do Sest Senat.

Já como parte das ações relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro (22 de Setembro), a NTU, em parceria com a ONU Meio Ambiente, a Organização Pan-Americana da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), deu continuidade à campanha ‘‘Sem Carro é Melhor’’, lançada em 2018, que visa chamar a atenção de motoristas para opções além do transporte individual motorizado, como o transporte público — que transporta mais pessoas, ocupa menos espaço nas vias, polui menos e reduz os congestionamentos —, a bicicleta ou simplesmente a locomoção a pé. A campanha foi disponibilizada para todas as 464 empresas associadas e 78 entidades filiadas à NTU para que pudesse ser replicada em escala nacional.

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres quanto à prevenção e ao diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo do útero, também foi tema de várias ações realizadas pelo setor.

Em Manaus (AM), o Grupo Eucatur Urbano promoveu, pelo oitavo ano consecutivo, ‘‘Uma Viagem contra o Câncer de Mama’’, em que um ônibus articulado rosa circulou com colaboradores distribuindo material informativo, laços rosas e camisas para as passageiras mulheres. A empresa também fixou fotos de três colaboradas que foram diagnosticadas com câncer de colo do útero e venceram a doença.

“Toda mulher precisa estar com seus exames em dia, seja a mamografia ou preventivo. Muitas mulheres deixam de fazer o exame preventivo com um ginecologista por se sentirem constrangidas, mas é melhor passar por isso do que passar pelo tratamento de câncer, que é muito mais doloroso”, disse a cobradora Joelma Freitas, que se curou de um câncer de colo do útero.

A Transportes Capellini, que faz parte do Grupo Belarmino e lidera o Consórcio Bus+ de Campinas (SP), também adesivou seus coletivos de rosa. Outras empresas do grupo também aderiram à campanha com suas respectivas páginas web decoradas na cor rosa e divulgação de mensagens nas redes sociais, além de faixas, banners e distribuição de laços rosas e azuis para os colaboradores, em referência também ao Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata.

Já o Consórcio BRT do Rio de Janeiro (RJ) realizou ações em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde oferecendo maquiagens e cortes de cabelo às passageiras — que poderão doar suas madeixas — além de tatuagens temporárias do laço rosa. Outra ação, dessa vez em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promoveu atividades como oficinas de turbantes, tranças e distribuição de materiais informativos. Foi disponibilizada também a exposição ‘‘A mulher e o câncer de mama no Brasil’’, organizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Em Gravataí (RS), a Sogil decorou sua frota com laços rosas. A empresa trabalhou em duas frentes de conscientização: na interna, foram distribuídas fitas rosas para os uniformes dos colaboradores além de informativos sobre o tema. Na externa, os usuários foram conscientizados com fitas nos ônibus e por meio de publicações nas redes sociais.

Fonte: Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU