Foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (28) a Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), a primeira do país com essa especialidade. A criação da delegacia teve o apoio da ATP e das demais entidades integrantes do Fórum Transporte Seguro, grupo criado há 11 anos com o intuito de promover ações e discussões em prol da segurança no transporte coletivo de Porto Alegre. Além da ATP, participam do Fórum, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros de Porto Alegre (Stetpoa), Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Carris e os consórcios de ônibus Via Leste, Mais, Mob e Viva Sul.

Durante a cerimônia foi divulgado o balanço de redução de assaltos a ônibus e lotações comparativo a 2016, período em que foi criada a força tarefa da Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, contra roubos no transporte coletivo de Porto Alegre. Em janeiro de 2016 foram 319 roubos, caindo para 116 em janeiro de 2017, chegando aos 92 em janeiro de 2018 e aos 60 em janeiro de 2019. Isso representa uma queda de 81,19% em relação ao ano de início da força tarefa. Quanto ao mês de fevereiro, os números são ainda mais expressivos. Foram 241 roubos em 2016, 161 em 2017, 69 em 2018 e 34 em 2019, uma redução de 85,89% desde o início da operação.

A presidente da ATP, Tula Vardaramatos, foi homenageada recebendo uma placa em reconhecimento ao apoio da entidade na implantação da delegacia. Tula destacou que o trabalho do Fórum Transporte Seguro e os resultados obtidos têm servido de inspiração e exemplo para outras cidades do país. A presidente enalteceu a atuação dos órgãos de segurança e o esforço conjunto das entidades envolvidas. Tula também explicou que as empresas têm se empenhado para o aprimoramento dos serviços. “Estamos investindo em equipamentos e tecnologias para oferecer um serviço ainda mais qualificado, eficiente e seguro. O passageiro verá novidades ainda neste ano”, anunciou.

Fonte: ATP

Crédito fotos: Mariani Santos

Inauguração da delegacia reuniu autoridades.

Presidente da ATP, Tula Vardaramatos, recebe homenagem.

Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.

Chefe de Polícia do RS, delegada Nadine Anflor.

Descerramento da placa de inauguração da DRTC.