A apresentação da força-tarefa da Polícia Civil que combate o roubo aos usuários do transporte coletivo de Porto Alegre foi tema do período de Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (30/11). Para falar do assunto, a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu os delegados de Polícia Fábio Motta Lopes e Carlos Henrique Wendt, que defenderam os bons resultados do projeto. A iniciativa da proposta foi do vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB).

Criada em 2016 para ajudar a reduzir o número de crimes praticados dentro do transporte coletivo, a força-tarefa da Polícia Civil – que conta com a integração de outros órgãos públicos – tem gerado um resultado positivo para a cidade, conforme o delegado Lopes. O trabalho funciona através de câmeras de monitoramento instaladas nos ônibus que circulam pela Capital, com objetivo de identificar assaltantes e inibir a prática de roubo. De acordo com ele, graças ao projeto foi possível coordenar as ações de indivíduos que vêm cometendo roubo há mais de 30 anos. A proposta da atividade veio do Sindicato dos Rodoviários, que pediram uma atitude do poder público diante da situação de insegurança no transporte público. “Tem possibilitado não só a elucidação de crimes parados nas delegacias, mas de estender esse trabalho para diversos municípios. Uma atividade pioneira no Brasil”, apontou Lopes ao parabenizar todos da equipe que está à frente do projeto.

Já o delegado Wendt acredita ser importante que seja destacada a redução dos crimes e o pioneirismo da atividade. Segundo ele, a força-tarefa é um exemplo de serviço a ser implementado em outras regiões do país. “Temos um grupo de trabalho que deu certo com a Brigada Militar, com o sindicato dos rodoviários, Guarda Municipal e EPTC”.  O delegado explicou que na 2º Delegacia de Polícia de Porto Alegre é feito o registro e coleta de prova dos crimes. “São crimes que precisam de uma punição exemplar. O ladrão de ônibus tem que permanecer preso”, defendeu. Wendt ainda declarou que o trabalho parte de uma preocupação com a segurança da população e realiza a conscientização conversando com motoristas e cobradores para que a tarefa tenha um melhor desempenho. “Estamos felizes com os resultados”.

Também estiveram presentes o delegado Cleiton Freitas, presidente da Associação de Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), e o delegado Joerberth Nunes, representante da Chefia de Polícia.

Fonte: Câmara de Vereadores de Porto Alegre – texto de Munique Freitas, Carlos Scomazzon, Priscila Bittencourte e edição de Marco Aurélio Marocco