Nesta quinta-feira, 3, entra em operação com passageiros um novo modelo de ônibus 100% elétrico em Porto Alegre. O veículo de transporte coletivo urbano da montadora chinesa BYDpassa a integrar a frota em teste na linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora, por no mínimo 30 dias. A empresa atende ao chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) para testar os fabricantes interessados em apresentar suas tecnologias.
O ônibus, de modelo D9W 20.410 padron, com carroceria nacional Caio eMillenium, já circula sem usuários desde esta quarta-feira, 2, para testes de itinerário. A iniciativa integra o Programa Mais Transporte, que tem como objetivo qualificar o serviço prestado à população.
Conforme o secretário Adão de Castro Júnior, o teste com o veículo da BYD permitirá avaliar seu desempenho operacional e comparar suas características com as de modelos de outros fabricantes já testados no mesmo trajeto. “Nosso compromisso é oferecer uma experiência de transporte cada vez mais inovadora, sustentável e eficiente, e tornar o o sistema público mais seguro e atrativo para os usuários”, afirma o secretário.
Operação – O ônibus elétrico será responsável por 16 viagens – oito por sentido – que serão oferecidas em tabela extra, e vai percorrer em média 220 quilômetros por dia, o que poderá ser ampliado conforme a autonomia apresentada pelo carro nos testes. As viagens da linha 520.3 têm duração de 45 a 50 minutos. A cada volta completa, o ônibus percorre cerca de 21 quilômetros de itinerário.
Com custos operacional e de manutenção mais baixos a longo prazo, os veículos elétricos possuem um ciclo de vida mais sustentável em relação aos ônibus à diesel. Com alta eficiência energética, não emitem gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis, o que contribui para a preservação do meio ambiente e a saúde da população.
Outra característica relevante é o sistema de freio regenerativo, tecnologia comum em veículos elétricos e híbridos. Esse sistema permite recuperar parte da energia cinética gerada durante as frenagens, convertendo-a em eletricidade que é reaproveitada e armazenada na bateria do veículo.
Itinerário – A linha 520.3 realiza 115 viagens, tem uma frota de 20 veículos e transporta 14,4 mil passageiros em dias úteis. A linha foi escolhida pelas suas características de extensão, carregamento e percurso, com aclives e declives, ideais para os testes.
Com saída no terminal Triângulo, o itinerário percorre as avenidas Assis Brasil, Plínio Brasil Milano, rua 24 de Outubro, avenida Independência, rua Pinto Bandeira, avenida Mauá até o terminal da praça Revolução Farroupilha, próximo ao Mercado Público. No sentido Centro-Bairro, percorre a avenida Júlio de Castilhos, rua Cel. Vicente, avenida Alberto Bins, rua Senhor dos Passos, Praça Dom Feliciano, avenida Independência, rua Mostardeiro, avenida Goethe, rua Dr. Timóteo, rua Dr. Poty de Medeiros, rua Quintino Bocaiúva, rua Eudoro Berlink, rua Carlos Trein Filho, rua Ten. Cel. Fabricio Pilar, rua Pedro Chaves Barcellos, avenida Plínio Brasil Milano, avenida Assis Brasil até chegar no Terminal Triângulo.
Frota – A Secretaria de Mobilidade Urbana submeteu o projeto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para renovação da frota e aquisição de ônibus elétrico, totalizando mais de R$ 1 bilhão de investimento para a qualificação do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre.
Fonte: Secretaria de Mobilidade Urbana – Prefeitura de Porto Alegre
Texto: Gustavo Roth
Edição: Bianca Dilly