A reunião do Fórum Transporte Seguro realizada nesta quinta-feira, 12, foi marcada pela celebração dos 10 anos de atuação da iniciativa e pela apresentação do balanço mais recente das ocorrências no transporte coletivo da capital: ao longo da década, o trabalho conjunto contribuiu para uma redução superior a 90% nos registros de assaltos a ônibus.
Em 2026, os números seguem em patamar reduzido. Em fevereiro foram registrados dois assaltos em ônibus em Porto Alegre, dado apresentado durante o encontro mensal do grupo, que acompanha de forma permanente os indicadores de segurança no sistema.
“Os resultados consolidam o Fórum Transporte Seguro como uma importante estratégia de cooperação institucional, reforçando o compromisso permanente com a proteção de passageiros, rodoviários e da operação do transporte público em Porto Alegre”, afirma Adailton Maia, gerente de Fiscalização de Transporte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Em 2016, primeiro ano de monitoramento do Fórum, foram verificadas 915 ocorrências. Já em 2025, esse número caiu para 59 casos, resultado da atuação coordenada entre diferentes instituições e do investimento em tecnologia e inteligência.
Forças de segurança – Entre as principais medidas adotadas estão o monitoramento por câmeras embarcadas nos veículos e o rastreamento da frota. O enfrentamento aos crimes no transporte coletivo também conta com um protocolo de comunicação e resposta rápida entre as forças de segurança. Em caso de ocorrência, a tripulação do ônibus aciona imediatamente a Brigada Militar pelo telefone 190 e, sempre que possível, aguarda o atendimento em local seguro. Caso haja vítimas, elas são encaminhadas para atendimento hospitalar.
Na sequência, a garagem da empresa operadora recebe as informações repassadas pela tripulação e compartilha os dados no grupo de segurança do Fórum Transporte Seguro, formado por representantes das instituições participantes. O sistema de comunicação rápida permite a mobilização das equipes e o acompanhamento das ocorrências em tempo real.
Prevenção – Criado em 2016, o Fórum Transporte Seguro reúne órgãos públicos e representantes do setor para integrar estratégias de prevenção e enfrentamento aos crimes no transporte coletivo da cidade. A iniciativa reúne instituições como a EPTC, a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Metropolitana, além das empresas operadoras do transporte coletivo.
O acompanhamento permanente das ocorrências também permite avaliar a evolução dos indicadores de segurança ao longo dos anos. Desde a criação do Fórum, os registros de assaltos a ônibus apresentaram queda significativa:
2016 – 915 ocorrências
2017 – 612
2018 – 400
2019 – 191
2020 – 140
2021 – 61
2022 – 40
2023 – 54
2024 – 61
2025 – 59
Fonte: Empresa Púbica de Transporte e Circulação – EPTC
Texto: Jaqueline Moura
Edição: Tatiana Bandeira
