Dos quatro consórcios de ônibus que operam em Porto Alegre, dois conseguiram quitar no dia de hoje (20), o pagamento do 13° salário dos funcionários. Os consórcios Viva Sul e Mob conseguiram, através da aquisição de financiamento e renegociação de dívidas, fazer o depósito integral do benefício. Os consórcios Mais e Via Leste realizaram negociação do parcelamento com os trabalhadores e pagarão, ainda neste mês, o equivalente a 65% do 13° (25% em novembro e 40% em dezembro). Mais e Via Leste também necessitaram buscar recursos para efetuar o pagamento desse percentual. O restante do valor será saldado nos próximos meses através de nova negociação com os colaboradores.

“O salário dos funcionários é um compromisso prioritário das empresas, por isso todas se empenharam e fizeram o possível para cumpri-lo”, afirmou o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Gustavo Simionovschi.  O dirigente também explicou que todas as empresas estão passando por uma grave crise.  Inclusive as que conseguiram pagar integralmente estão com dificuldades profundas. “Estamos com uma queda no número de passageiros de cerca de 11%. Quase 36% são isentos, o que faz com que a tarifa fique mais alta para quem paga, afugentando esse usuário. Em um cenário como esse, a crise é cada vez mais preocupante”, destacou.

Simionovschi afirmou que a capacidade de sobrevivência das empresas deverá chegar ao limite se não houver mudança do quadro. “A dificuldade no pagamento dos salários revela o tamanho do problema. Se nada mudar, o desfecho será, infelizmente, a impossibilidade das empresas de continuar operando”, concluiu.

Fonte: ATP