Com o objetivo de evitar crimes de assédio sexual contra mulheres no transporte público de Porto Alegre, a prefeitura lançou neste sábado, 25, uma ação educativa em parceria com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) e as 12 empresas que operam o sistema de ônibus na Capital. A partir de 25 de novembro, Dia Internacional contra a Violência de Gênero, os ônibus de Porto Alegre exibirão cartazes com os telefones para incentivar que as vítimas desse tipo de crime façam denúncias às autoridades. A campanha foi lançada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior durante o programa Prefeitura nos Bairros, na Restinga

“Infelizmente, Porto Alegre é uma das cidades com o maior número de episódios de assédio sexual no transporte coletivo. Hoje, muitos crimes sequer são contabilizados, porque as vítimas não os denunciam. Queremos ressaltar a importância de denunciar esse tipo de ocorrência para que esses crimes não se tornem ainda mais comuns”, afirmou a secretária interina de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo, durante o lançamento da iniciativa, no projeto Prefeitura nos Bairros, na Restinga.

A campanha é realizada em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), de Segurança (SMSEG), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Carris.

Início das ações – A campanha dos 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero começou durante o primeiro encontro do Women’s Global Leadership Institute, em 1991, que se realizou na Universidade Universidade Estadual de Nova Jérsei, nos Estados Unidos. Todos os anos, a campanha é realizada, internacionalmente, de 25 de novembro a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O objetivo é estabelecer um elo simbólico entre a violência de gênero e direitos humanos, enfatizando que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos.

A data começou a ser marcada no Brasil em 2002, com uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Passa também pelo dia 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

 

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre – texto de Juliano Rodrigues e edição de Gilmar Martins

 

Divulgação na Mídia:

27.11.17_Correio do Povo

27.11.17_Diário Gaúcho