Estudantes e Professores

Renovação do Seu Cartão TRI - Escolar

O usuário do Cartão TRI Escolar deve encaminhar na sua entidade:

  • Atestado escolar original com carimbo da escola e carimbo e assinatura da secretaria (ESCOLAS) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (UNIVERSIDADES).
  • Seu Cartão Tri.
  • Fotocópia do seu cartão Tri.
  • FIB ( Formulário ).
  • Pagamento máximo de 12 passagens escolares.
O seu cartão ficará revalidado no prazo fornecido pela entidade.

PROFESSORES devem comprovar o não recebimento de vale-transporte por meio de cópia do retrato Funcional recente ou atestado emitido pelo estabelecimento de ensino.

* Quem forneceu no ano anterior o CPF do responsável e já possui CPF próprio, deve entregar a cópia do documento na renovação do Cartão TRI Escolar.

Após renovação de seu Cartão, consulte o Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenções sobre a data de realização da primeira carga de créditos escolares. Tel: 3221.3099 ou 3221.5699".

USUÁRIO SEM CARTÃO:

1 - Vá até a entidade responsável pelo seu cadastramento, preencha o formulário e apresente os seguintes documentos:

  • 1 foto 3x4 atual.
  • Cópia da carteira de identidade, apresentando a original (a apresentação da Certidão de Nascimento é opcional para menores de 18 anos).
  • Atestado escolar original com carimbo da escola e carimbo e assinatura da secretaria (ESCOLAS) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (UNIVERSIDADES).
  • Comprovante de residência atualizado.
  • Cópia do CPF (o estudante menor de 18 anos que não possuir esse documento deverá fornecer cópia do CPF da mãe, do pai ou do responsável legal).
Estrangeiros
  • Fornecer cópia de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou cópia do protocolo do RNE e tela impressa do SINCRE (Sistema Nacional de Cadastro de Registro de Estrangeiros).
PROFESSORES devem fornecer cópia da Identidade Profissional (diploma, carteira do MEC ou CTPS comprovando a condição de professor) e comprovar o não-recebimento de vale-transporte por meio de cópia do contracheque recente ou atestado emitido pelo estabelecimento de ensino.

2 - Pague a taxa de confecção, com valor não superior a 12 passagens escolares, na sua entidade representativa.
3 - Em 7 dias úteis após o cadastramento, seu cartão estará disponível na sua entidade.

O usuário cancela seu cartão por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, telefone: 3027.9959, ou pessoalmente no CIPEI (Rua Uruguai, 45 - Centro);

Dirige-se até sua entidade e realiza o pagamento equivalente a no máximo 12 passagens escolares, fazendo a retirada do cartão, na Entidade, em no máximo 3 dias úteis.

Renovação do Seu Cartão TRI - Professor

O professor deve ir a sua entidade representativa e:

I – Preencher a Ficha de Inscrição de Beneficiário (FIB);
II – Fornecer para a entidade representativa:

a) Cópia do CPF
b) Cópia do cartão Tri Escolar
c) Cópia do contracheque atualizado (e comprovar o não recebimento de vale-transporte).
d) Cópia do retrato funcional atualizado (para professores estaduais)

III – Efetuar o pagamento  de taxa de renovação correspondente a, no máximo, 12 passagens escolares vigentes;
IV – Apresentar o cartão Escolar original à entidade representativa (para receber a etiqueta adesiva referente ao exercício do ano vigente).

A renovação eletrônica do benefício será efetuada após dois dias úteis do envio das solicitações pelas entidades representativas ao Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenções. Após esse período poderá ser feita a recarga.


Fica garantido aos usuários que não possuírem o cartão no ato da renovação, solicitar a renovação e a emissão de uma nova via no mesmo ato, fornecendo a sua entidade representativa todos os documentos como se estivessem solicitando o cartão pela primeira vez, bem como realizar o pagamento da taxa de emissão e retirar após sete dias o cartão devidamente autorizado na sua entidade representativa.


Nos casos em que os cartões emitidos no ato da renovação necessitarem de transferência de créditos escolares do antigo cartão escolar, o usuário ou seu responsável legal deverá dirigir-se ao Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenções de posse do cartão para realizar a transferência.

Como Fazer Seu Cartão

1 - Vá até a entidade responsável pelo seu cadastramento (confira no quadro),
preencha o formulário e apresente os seguintes documentos:

  • 1 foto 3x4 atual.
  • Cópia da carteira de identidade, apresentando a original (a apresentação da
    Certidão de Nascimento é opcional para menores de 18 anos).
  • Atestado escolar original com carimbo da escola e carimbo e assinatura da secretaria (ESCOLAS) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (UNIVERSIDADES).
  • Comprovante de residência atualizado.
  • Cópia do CPF (o estudante menor de 18 anos que não possuir esse documento
    deverá fornecer cópia do CPF da mãe, do pai ou do responsável legal).

Estrangeiros

  • Apresentação de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE).
  • Cópia da tela do SINCRE - Sistema Nacional de Cadastro de Registro de
    Estrangeiros.

2 - Pague a taxa de confecção, com valor não superior a 12 passagens escolares,
na sua entidade representativa.

3 - Em 7 dias úteis após o cadastramento, seu cartão
estará disponível na sua entidade.

Onde Fazer Seu Cartão

  • Estudantes do Ensino Médio, Fundamental, Técnico Profissionalizante, Pré-vestibulares:
    Grêmio Estudantil da sua escola ou UMESPA:
    Av. Desembargador André da Rocha, 216 - Centro Histórico. Fone: 3023-3936 / 3073-5800.
  • Estudantes Universitários:
    DAs, DCEs da sua faculdade ou UEE - Mercado Público
    - 2° andar - das 10h às 18h, de segunda a sexta, fone: 9221-0274.

Como Adquirir Créditos

Se você for carregar o seu cartão no Posto 1 (Rua Uruguai, 45) ou no Posto 2 (Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo), a compra e a recarga são feitas diretamente no guichê de atendimento dessas duas unidades, sem a necessidade de DOC.
Se você for carregar o seu cartão no Posto 3 (Rua Teresa Cristo, 115) ou no Posto 4 (Av. Bento Gonçalves, 1414), é necessário fazer, primeiramente, o pagamento dos créditos em uma agência do Banrisul (ou rede conveniada) através do DOC recebido em um dos postos.
A carga mínima é o valor equivalente a dez (10) passagens escolares e a máxima é o total da sua cota mensal. Você pode fazer até quatro (04) cargas por mês. A segunda, terceira e quarta compras só podem ser feitas no Posto 1 e no Posto 2.

Importante: o seu cartão tem um limite que comporta duas recargas. É preciso que uma das duas recargas seja totalmente utilizada para que haja espaço para uma nova inserção de créditos.

Informações Boletos de Pagamento

Para quem realiza as recargas nos Postos 3 e 4, o TRI disponibiliza seis opções de doc, cada um de uma cor, para pagamento da primeira compra mensal das passagens escolares. Cada cor é referente a um número determinado de passagens. Por exemplo: o doc laranja corresponde a 10 passagens, o marrom corresponde a 20 passagens, o verde corresponde a 50 passagens, o azul a 75, o rosa a 100 e o lilás a 150. É importante que você escolha o doc de acordo com o número de passagens que vai adquirir, e pague o valor total do doc.

Importante:

- O boleto é distribuído nos postos de recarga 3 e 4 da Passagem Escolar. Solicite-o quando for realizar sua recarga.
- Você não pode comprar número de passagens superior ao que consta no seu cadastro.
- O boleto é utilizado somente na primeira compra de cada mês e apenas nos Postos 3 e 4.

Boleto Laranja Boleto Marrom Boleto Verde Boleto Azul Boleto Rosa Boleto Lilás

O pagamento do boleto de passagens escolares deve ser feito nas agências do Banrisul ou em seus correspondentes bancários. Para saber os locais acesse: http://www.banrisul.com.br/ em Banrisul Correspondentes.

Onde Fazer a Recarga dos Créditos - Postos de Passagem Escolar

  • Posto 01 – Central
    Rua Uruguai, 45 - Centro
    Segunda a sexta - 8h30 às 17h30
  • Posto 02 - Norte
    Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo.
    Segunda a sexta - 8h30 às 17h30
  • Posto 03 - Sul
    Rua Teresa Cristo, 115 - Bairro Tristeza
    Segunda a sexta - 9h às 17h
  • Posto 04 - Sudeste
    Av. Bento Gonçalves, 1414
    Lj. 46 - Casa Shop
    Segunda a sexta - 10h às 17h

Usuário de Passagem Escolar: Exija Seus Direitos!

Denuncie qualquer irregularidade ao Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC. O prazo máximo para confecção da carteira de passagem escolar é de 7 dias úteis a contar da data de solicitação. Não aceite cobranças abusivas. O valor máximo da taxa de confecção da carteira escolar é de 12 passagens escolares.

Segunda Passagem Integrada Grátis

Os estudantes, que já tem 50% de desconto nas suas viagens, têm mais essa vantagem incrível. O aluno que pega dois ônibus com um intervalo de até 30 minutos entre eles, não paga a segunda passagem.
Para usufruir essa integração, o usuário tem 30 minutos, após seu desembarque do primeiro ônibus, para embarcar em um segundo ônibus. O cálculo do tempo para integração é feito com base no tempo de trajeto de cada linha de ônibus, garantindo ao usuário que, independentemente de onde este desembarcar, ele tenha ao menos 30 minutos para embarcar em um segundo ônibus.

Todos os passageiros pagantes que possuem cartão TRI ou SIM podem se beneficiar da segunda viagem gratuita e utilizar o benefício durante toda a semana, em qualquer horário. Em domingos e feriados, os estudantes usufruem o desconto utilizando créditos de Passagem Antecipada.

Compra Dividida de Créditos Escolares

Você pode adquirir todas as passagens de uma só vez ou pode fazer até 4 compras ao longo do mesmo mês dentro do seu limite de créditos mensais (75 ou 150 para quem comprova necessidade).

A primeira recarga pode ser feita em qualquer um dos quatro postos da passagem escolar. Mas, fique atento, pois nos Postos 1 e 2 a compra é sem DOC. O pagamento e a recarga são realizados no mesmo local. Já nos Postos 3 e 4, a recarga é feita após o pagamento dos créditos em alguma agência do Banrisul ou rede conveniada. 
A segunda, terceira e quarta compras só podem ser feitas nos Postos 1 e 2 (sem DOC).
Quando não há DOC, o valor a ser creditado é livre, desde que obedeça ao mínimo de 10 passagens e não ultrapasse o limite mensal de créditos do estudante e o limite do cartão.

Prazo entre as compras

Não existe prazo mínimo. Mas, é necessário respeitar o limite de passagens (75 ou 150 para quem comprova necessidade) e o limite do cartão. Este, comporta duas recargas, independente do valor. Para fazer uma nova compra é necessário que uma das recargas seja totalmente utilizada.

Consulta de Saldo

Todas as vezes que você utilizar seu cartão, no momento em que a passagem na roleta for liberada, aparecerá o saldo no visor do aparelho.

Perda ou Roubo do Cartão

Em caso de perda ou roubo do cartão é necessário ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI - 3027.9959, das 8h às 18h de seg. a sex. e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para informar a situação e para que o cancelamento do cartão seja realizado. Os créditos serão bloqueados em até 24 horas. O cancelamento do cartão é irreversível. O usuário deve se dirigir à entidade que está vinculado, solicitar uma segunda via e pagar a taxa de confecção. O prazo de entrega será informado pela entidade estudantil no momento da solicitação da segunda via. Após retirar o seu cartão na entidade estudantil, você deve ir a um Posto Escolar para validar os créditos. A quantia de créditos computados na data posterior ao cancelamento do cartão extraviado será creditada no seu novo cartão.

Valor da Tarifa

O valor da passagem escolar é R$1,47 (um real e quarenta e sete centavos). A passagem escolar corresponde a 50% do valor da passagem do transporte coletivo urbano de Porto Alegre.

Leia com Atenção: Informações Adicionais

  • Não permita a utilização de seu cartão escolar por terceiros, evitando o cancelamento do seu benefício.
  • Cuide de seu cartão escolar! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos em seu cartão, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.