Estudantes e Professores

Como solicitar o seu Cartão TRI Escolar

    1 - Vá até a entidade responsável pelo seu cadastramento:

Estudantes do Ensino Médio, Fundamental, Técnico Profissionalizante, Pré-vestibulares:
Grêmio Estudantil da sua escola ou UMESPA (Av. Desembargador André da Rocha, 216 - Centro Histórico. Fone: 3286.1000).

Estudantes Universitários:
DAs, DCEs da sua faculdade ou UEE (Mercado Público - 2° andar - das 10h às 18h, de segunda a sexta, fone: 3094.0187).

Professores da rede estadual:
CPERS (Av. Alberto Bins, 480 Fone – 3254-6083).

Professores da rede municipal:
ATEMPA (Praça Osvaldo Cruz, 15 sala 1108 Ed. Coliseu / Fone – 3286-7370).

Professores da rede particular de ensino.
SINPRO (Av. João Pessoa, 919 Fone – 4009-2930).

Professores da UFRGS:
ADUFRGS (Av. Otávio Correa, 45 Fone – 3228-1188).

    2 - Preencha o formulário fornecido pela entidade e apresente os seguintes documentos:

    - 1 foto 3x4 atual.

    - Cópia da carteira de identidade, apresentando a original (a apresentação da Certidão de Nascimento é opcional para menores de 18 anos).

    - Comprovante de residência atualizado (somente para alunos e professores que residem em Porto Alegre, mas estudam ou lecionam em outra cidade).

    - Cópia do CPF (o estudante menor de 18 anos que não possuir esse documento deverá fornecer cópia do CPF da mãe, do pai ou do responsável legal).

    Estudantes devem fornecer atestado escolar original com carimbo da escola e carimbo e assinatura da secretaria (ESCOLAS) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (UNIVERSIDADES).

    Professores devem fornecer cópia do contracheque (atualizado) que comprove a atividade exercida e o não-recebimento de vale-transporte. No caso dos professores estaduais, para comprovação da atividade profissional é necessária cópia do retrato funcional (atualizado).

    Estrangeiros devem fornecer cópia de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou cópia do protocolo do RNE e tela impressa do SINCRE (Sistema Nacional de Cadastro de Registro de Estrangeiros).

3 - Pague a taxa de confecção (na entidade estudantil), com valor não superior a 12 passagens escolares.
 
Em 7 dias úteis após o cadastramento, seu cartão estará disponível na sua entidade.

Renovação do Seu Cartão TRI - Professor

    Ocorre sempre no início de cada ano letivo.

   Para a renovação você deve ir até a sua entidade representativa (ver opções no item Entidades Representativas). É necessário:

    - Atestado escolar original com carimbo da escola e carimbo e assinatura da secretaria (ESCOLAS) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (UNIVERSIDADES).
 
    - Seu Cartão Tri.
   
    - Cópia do seu cartão Tri.
   
    - FIB preenchido (formulário de inscrição do beneficiário – entregue pela entidade)
   
    - Pagamento máximo de 12 passagens escolares.

    Estudantes devem fornecer atestado escolar original com carimbo da escola e carimbo e assinatura da secretaria (ESCOLAS) ou cópia do comprovante de matrícula devidamente autenticado pela instituição de ensino (UNIVERSIDADES).

    Professores devem fornecer cópia do contracheque (atualizado) que comprove a atividade exercida e o não-recebimento de vale-transporte. No caso dos professores estaduais, para comprovação da atividade
profissional é necessária cópia do retrato funcional (atualizado).

    * Quem forneceu no ano anterior o CPF do responsável e já possui CPF próprio, deve entregar a cópia do documento na renovação do Cartão TRI Escolar.

    O seu cartão ficará revalidado no prazo informado pela entidade.

    Após a renovação do seu cartão, consulte o Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção sobre a data de realização da primeira recarga. Tel: 3221.3099 ou 3221.5699.

Revalidação Semestral do seu Cartão TRI Escolar

    Ocorre sempre na metade do ano. Deve ser feita por estudantes com matrícula semestral para comprovar a continuidade do período letivo.

    Para a revalidação, basta fornecer o comprovante/atestado, referente ao segundo semestre, em algum dos quatro postos de recarga:

Posto 01 – Central: Rua Uruguai, 45 – Centro
Segunda a sexta - 8h30 às 17h30

Posto 02 – Norte: Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo

Segunda a sexta - 8h30 às 17h30

Posto 03 – Sul: Rua Teresa Cristo, 115 - Bairro Tristeza

Segunda a sexta - 9h às 17h

Posto 04 – Sudeste: Av. Bento Gonçalves, 1414 Lj. 46 - Casa Shop

Segunda a sexta - 10h às 17h

Entidade Representativas

Estudantes do Ensino Médio, Fundamental, Técnico Profissionalizante, Pré-vestibulares:
Grêmio Estudantil da sua escola ou UMESPA (Av. Desembargador André da Rocha, 216 - Centro Histórico. Fone: 3286.1000).
   
Estudantes Universitários:
DAs, DCEs da sua faculdade ou UEE (Mercado Público - 2° andar - das 10h às 18h, de segunda a sexta, fone: 3094.0187).

Professores da rede estadual:
CPERS (Av. Alberto Bins, 480 Fone – 3254-6083).

Professores da rede municipal:
ATEMPA (Praça Osvaldo Cruz, 15 sala 1108 Ed. Coliseu / Fone – 3286-7370).

Professores da rede particular de ensino.
SINPRO (Av. João Pessoa, 919 Fone – 4009-2930).

Professores da UFRGS:
ADUFRGS (Av. Otávio Correa, 45 Fone – 3228-1188).

Compra e Recarga de Créditos

    Se você for carregar o seu cartão no Posto 1 (Rua Uruguai, 45) ou no Posto 2 (Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo), a compra e a recarga são feitas diretamente no guichê de atendimento dessas duas unidades, sem a necessidade de DOC.

    Se você for carregar o seu cartão no Posto 3 (Rua Teresa Cristo, 115) ou no Posto 4 (Av. Bento Gonçalves, 1414), é necessário fazer o pagamento dos créditos em uma agência do Banrisul (ou rede conveniada) através do DOC recebido em um dos postos.

    A carga mínima é o valor equivalente a dez passagens escolares e a máxima é o total da sua cota mensal (75 ou 150 para quem comprova necessidade). Você pode adquirir todas as passagens de uma só vez ou pode fazer até quatro compras por mês. A segunda, terceira e quarta recargas só podem ser feitas no Posto 1 e no Posto 2.

    Importante: o seu cartão comporta duas recargas. É preciso que uma das duas recargas seja totalmente utilizada para que haja espaço para uma nova inserção de créditos.

Informações Boletos de Pagamento

    Para quem realiza as recargas nos Postos 3 e 4, o TRI disponibiliza seis opções de doc, cada um de uma cor, para pagamento da primeira compra mensal das passagens escolares. Cada cor é referente a um número determinado de passagens. Por exemplo: o doc laranja corresponde a 10 passagens,    o marrom corresponde a 20 passagens, o verde corresponde a 50 passagens, o azul a 75, o rosa a 100 e o lilás a 150. É importante que você escolha o doc de acordo com o número de passagens que vai adquirir, e pague o valor total do doc.

Importante:

    - O boleto é distribuído nos postos de recarga 3 e 4 da Passagem Escolar. Solicite-o quando for realizar sua recarga.
    - Você não pode comprar número de passagens superior ao que consta no seu cadastro.
    - O boleto é utilizado somente na primeira compra de cada mês e apenas nos Postos 3 e 4.

Boleto Laranja Boleto Marrom Boleto Verde Boleto Azul Boleto Rosa Boleto Lilás

Postos de Passagem Escolar

Posto 01 – Central: Rua Uruguai, 45 – Centro
Segunda a sexta - 8h30 às 17h30

Posto 02 – Norte: Av. Assis Brasil - Terminal Triângulo
Segunda a sexta - 8h30 às 17h30

Posto 03 – Sul: Rua Teresa Cristo, 115 - Bairro Tristeza
Segunda a sexta - 9h às 17h

Posto 04 – Sudeste: Av. Bento Gonçalves, 1414 Lj. 46 - Casa Shop
Segunda a sexta - 10h às 17h

Usuário de Passagem Escolar: Exija Seus Direitos!

    Denuncie qualquer irregularidade ao Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC (3221.5699 e 3221.3099). O prazo máximo para confecção da carteira de passagem escolar é de 7 dias úteis a contar da data de solicitação. Não aceite cobranças abusivas. O valor máximo da taxa de confecção da carteira escolar é de 12 passagens escolares.

Perda ou Roubo do Cartão

    Em caso de perda ou roubo, você deve ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI - 3027.9959, das 8h às 18h de seg. a sex. e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h - para que o cartão seja cancelado e uma segunda via seja solicitada. Os créditos serão bloqueados em até 24 horas. O cancelamento do cartão é irreversível.

    Após, você deve se dirigir à entidade que está vinculado, solicitar uma nova via e pagar a taxa de confecção. O prazo de entrega será informado no momento da solicitação. Assim que retirar o seu cartão na entidade, você deve ir a um Posto Escolar para validar os créditos. A quantia de créditos computada na data posterior ao bloqueio do cartão será transferida para a nova via.

Valor da Tarifa

    O valor da passagem escolar é R$1,47 (um real e quarenta e sete centavos). A passagem escolar corresponde a 50% do valor da passagem do transporte coletivo urbano de Porto Alegre.

Leia com Atenção: Informações Adicionais

    Não permita a utilização de seu cartão escolar por terceiros, evitando o cancelamento do seu benefício.

    Cuide de seu cartão escolar! Não dobre, não molhe, não recorte ou cole adesivos, isso pode acarretar a confecção de uma segunda via.