A projeção é que 2019 tenha o melhor resultado dos últimos 15 anos em termos de segurança no transporte coletivo de Porto Alegre. Se comparado com 2007, ano com os índices mais negativos – 1.737 assaltos a ônibus ao todo – a redução será de mais de 86%. A queda tem sido progressiva desde 2007, com a chegada da bilhetagem eletrônica, mas foi acentuada depois de 2016, ano em que foi criada a força tarefa da Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, contra roubos no transporte coletivo. Em março deste ano, o trabalho culminou na criação da Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), a primeira do país com essa especialidade.

Em comparação com 2018, se confirmada a projeção para todo o ano, a queda será de mais de 40% no número de assaltos a ônibus. De janeiro a setembro a diminuição foi de 39%. Os dados foram reunidos pelo Fórum Transporte Seguro, grupo criado há mais de 10 anos para promover ações e debates em prol da segurança no transporte coletivo da capital gaúcha. Além da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), participam do Fórum, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros de Porto Alegre (Stetpoa), Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Carris e os consórcios de ônibus Via Leste, Mais, Mob e Viva Sul.

Para a presidente da ATP, Tula Vardaramatos, os resultados foram obtidos graças à união de esforços. “Temos a atuação diária, essencial e incansável dos órgãos de segurança e o empenho de todas as empresas e associações ligadas ao transporte coletivo da nossa cidade. Somando forças, nós chegamos até aqui, à redução de mais de 86% nos assaltos, e à criação da DRTC, que é tão importante para a continuidade do trabalho”. Tula também destacou que as empresas de ônibus têm investido em tecnologias para qualificar o serviço e trazer maior segurança. “100% da frota está com monitoramento por câmeras, o que traz mais segurança para passageiros e tripulação e ainda facilita a resolução das ocorrências”.

Fonte: ATP