Em um mês, mais de 100 mil pessoas já baixaram o aplicativo para smartphone que permite acompanhar em tempo real 100% da frota de ônibus de Porto Alegre. O número representa um terço dos 360 mil passageiros que utilizam diariamente o sistema de transporte coletivo, o que demonstra a credibilidade da ferramenta. Lançado pela prefeitura em 14 de agosto, o app oferece horários e trajetos, quais linhas param no local desejado e características do veículo como acessibilidade ou ar-condicionado.

A tecnologia está disponível no aplicativo Tri Transporte Integrado de Porto Alegre e pode ser instalada gratuitamente em sistemas Android e IOS. A obrigatoriedade do sistema foi regulamentada pelo decreto municipal 19.836/2017, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e que estabelece prazos e critérios gerais no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus. As normas são implementadas pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).

De acordo com Marchezan, o papel da máquina pública é qualificar o transporte coletivo utilizado pelos cidadãos, em especial para beneficiar a quem mais precisa. O sistema, segundo ele, traz “mais conforto, previsibilidade e condições para que os porto-alegrenses planejem melhor suas vidas”.

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, destaca que a funcionalidade teve poucas reclamações. “As pessoas estão sabendo quando o ônibus chegará no ponto. É uma ferramenta que trouxe credibilidade e confiança para o cidadão voltar a usufruir do transporte coletivo”, afirma.

No início do mês, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promoveu ação na Rodoviária para orientar usuários sobre o uso correto do GPS. “O app nos facilita muito. Não temos a necessidade de ficar esperando um tempo maior nas paradas, até com medo de ser assaltado”, comenta a auxiliar diarista Adriana Carvalho. “Fiquei muito mais segura e tranquila para pegar o ônibus”, acrescenta Débora Duarte, que é educadora infantil.

Delay – O diretor executivo da ATP, Gustavo Simionovschi, explica que algumas reclamações de lentidão podem estar ligadas à velocidade de conexão dos aparelhos dos usuários. “Por uma questão de sombra ou característica do celular, eventualmente a conexão pode ficar lenta e o cidadão demorar para receber a informação”, finaliza.

A ferramenta pode ser baixada nas “lojas” de aplicativos dos smartphones ou pelos links:
do Android
do iOS

Texto de Gonçalo Valduga

Edição de Fabiana Kloeckner

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre