Na era da informação ao alcance de todos, por aplicativos, redes sociais e grupos de Whatsapp, o transporte coletivo de Porto Alegre também buscava seu espaço.

Surgiram opções de aplicativos, para auxiliar os passageiros do transporte coletivo, que fornecem informações básicas como horários previstos e itinerários. Alguns até tentam estimar o tempo de viagem se valendo de um simples cálculo de velocidade média e de distância percorrida. Também foram lançados apps colaborativos que se baseiam na quantidade de usuários que estão embarcados e na interação entre eles. Mas, são alternativas imprecisas.

Porto Alegre lançou agora uma solução mais completa. Foi inaugurado o aplicativo oficial da capital gaúcha dedicado ao transporte coletivo. Com ele, já temos no celular o itinerário atualizado e com previsão em tempo real de todas as 424 linhas de ônibus da cidade. As próximas viagens programadas para começar estão com seus horários disponíveis, e o melhor: aquelas viagens que já partiram do terminal aparecem em tempo real pelo app, com previsão de passagem em cada ponto do trajeto. Selecionando a linha desejada no smartphone (Android ou iOS), aparece a informação de quanto tempo falta para o ônibus passar. Justamente por ser em tempo real, a informação estará sempre atualizada.

Para usuários eventuais, ou quando é necessário fazer um deslocamento fora do comum, é possível fazer uma busca por linha e verificar seu itinerário, definindo pontos de embarque e desembarque que serão avisados pelo próprio aplicativo. Também é possível utilizar um roteirizador para elaborar algumas opções de deslocamentos por ônibus pela cidade.

Além disso, no caso de imprevistos como bloqueios ou desvios, o aplicativo envia mensagem informando o usuário. Vale lembrar que o aplicativo é gratuito e pode ser baixado tanto pelas lojas de aplicativos quanto pelo App do cartão TRI.

Chegou o GPS nos ônibus de Porto Alegre!

Guilherme Rocha Bittencourt – Engenheiro de Transportes e coordenador do projeto GPS da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre – ATP