Além de ser um direito social, é um serviço essencial. Em diagnóstico realizado pela associação, foi percebida que todas as cidades avançadas do mundo tem um serviço de transporte público de qualidade, e é possível que se obtenha o mesmo aspecto no Brasil, mesmo com o transporte público sendo o quarto maior problema das cidades para 12,4% da população de 319 municípios brasileiros, ficando atrás apenas da violência e segurança; da saúde e do desemprego.

“A comunicação estabelece uma possibilidade do diálogo entre o passageiro, a empresa operadora, o poder público, para que essa melhoria seja contínua e os problemas identificados. Juntos é possível construir o transporte público que todos querem, com qualidade, transparência e preços acessíveis”, ressaltou o presidente da NTU.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a importância desse esforço entre poderes e empresas e ser preciso que a sociedade faça esse entendimento a partir do Marketing e Aracaju resgate o título de “Cidade da qualidade de vida”.

“Estamos com projetos importantes para a mobilidade de Aracaju, como a construção de corredores de transporte, o recapeamento asfáltico em quatro grandes corredores, a construção de um novo terminal no mercado, a reformulação dos terminais e a colocação dos semáforos inteligentes, que irão permitir que o transporte coletivo melhore sensívelmente na nossa sociedade”, afirmou Edvaldo.

O prefeito foi enfático ao analisar que os problemas do trânsito são os que ocorrem em todo o Brasil,  mas Aracaju tem especificidades que estão sendo trabalhadas, como o fluxo de veículos, que deve, segundo ele, ser melhorado com a semaforização inteligente.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, ressaltou ainda que é necessário priorizar a questão. “Se não fizermos essa priorização não teremos tempo reduzido, não teremos velocidade comercial, atendimento, e sim perda de tempo do usuário, maior consumo de combustível, consequentemente maior emissão de gases. Ou seja, é a coluna que o transporte público precisa”, afirmou.

Fonte: Portal Alo News