A Prefeitura Municipal de Porto Alegre lançou nesta terça-feira, 7, as ações que serão realizadas para marcar o Maio Amarelo. A campanha mundial alerta para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O tema deste ano, “Me Ouça”, destaca os conselhos das crianças que pedem para os pais respeitarem as regras de trânsito. As informações sobre locais e horário das ações serão feitas pela prefeitura, na véspera de cada evento e com a divulgação de um calendário semanal.
Durante o ato, realizado no Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito em exercício, Gustavo Paim, chamou a sociedade para participar das atividades:”Hoje é um dia de engajarmos toda sociedade civil para que tenhamos um trânsito cada vez mais seguro em Porto Alegre. Essa é uma ação de conscientização e, mais do que isso, de respeito, educação e civilidade no trânsito. Vamos fazer de Porto Alegre uma cidade exemplo para o Brasil com muitas vidas salvas”. O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello, ressaltou a importância da municipalização da fiscalização de trânsito. “Em 1998, ano da criação da EPTC, 199 pessoas perderam a vida em acidentes na Capital. No ano passado conseguimos chegar à marca de 75. Mesmo tendo como meta zero mortes, 120 pessoas foram salvas graças ao trabalho de engenharia viária, educação e fiscalização executado  pelo município”, destaca.

A deputada estadual Franciane Bayer (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, afirmou que devemos trabalhar constantemente pela segurança no trânsito. “Porto Alegre conseguiu atingir, dois anos antes do previsto, a meta de redução proposta pela ONU. Mas não podemos nos acomodar, vamos seguir trabalhando para reduzir ainda mais esse índice”, comenta Franciane.

Fabio Berwanger, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), destacou a importância da participação da sociedade para reduzir ainda mais o número de mortes em razão de acidentes. “Vivemos em um país que fica alarmado com 60 mil homicídios por ano, mas pouco se  fala em segurança no trânsito, que tira a vida de 40 mil pessoas todos os anos. Precisamos discutir mais isso e nos engajarmos para reduzir esses índices”. Ainda, segundo Berwanger, cada número importa, não pelo índice, mas pela importância de cada vida. “E se aquela vida que poupamos fosse alguém da sua família?”, questiona.

Em 2019, para marcar as ações em Porto Alegre, a prefeitura usará os mesmo carros acidentados amarelos  que foram espalhados pela cidade no ano passado. A principal diferença é que, em 2018, eles foram usados para simbolizar a morte, a dor, o sofrimento que o acidente causa. Agora, serão pintados por crianças para simbolizar o conselho dos pequenos na preservação da vida.  A pintura do primeiro carro foi feita logo após o evento no Largo Glênio Peres. Este mês, mais quatro veículos serão customizados.
Também participaram do evento a presidente da Carris, Helen Machado; presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatosos; diretor-geral adjunto do Detran, Marcelo Soletti; os vereadores Cláudio Conceição e Toninho do Táxi; Glei Soares, representante da vereadora Lourdes Sprenger; representante da chefia da Polícia Civil, delegado Fernando Soares e representantes de empresas de trânsito.
Ações de Impacto:

Carros acidentados – Em pontos estratégicos da cidade, serão colocados carros acidentados amarelos para pintura e exposiçãoEssa ação envolverá crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, empresas parceiras e grafiteiros. Os veículos, que em 2018 estavam amarelos, serão pintados com novas cores e mensagens para um trânsito com mais respeito e segurança. Serão ao todo cinco carros espalhados pela cidade. quatro em pontos de grande circulação e um em um shopping parceiro. Cada um dos grafiteiros convidados será responsável por um carro e, com as crianças, realizarão a pintura dos automóveis.
Laço amarelo – Reforço na pintura dos laços amarelos já existentes e pintura de novos laços, alcançando vias que são mais periféricas da cidade e ainda não receberam a pintura.
Circuito Urbano – O Circuito Urbano, na sua segunda edição, irá propor uma experiência à população sobre situações de perigo na circulação, em um ambiente controlado, que reproduz as principais causas de acidentes registrados em Porto Alegre. Poderão participar apenas condutores com a habilitação em dia, acompanhados por um instrutor.
Realidade virtual – No evento de certificação das revendas e empresas que participam do programa Motociclista Seguro, a EPTC apresentará no saguão do prédio a ação com o vídeo de realidade virtual que simula as situações de risco vividas pelos motociclistas no dia a dia.
Ação “Me ouça” – Parceria com escolas para levar a voz das crianças para os pais, responsáveis e todos que fazem o trânsito da cidade. As crianças levarão a sua mensagem para um trânsito mais seguro.
Proibido uso do celular – Pintura de sinais nas faixas de pedestres alertando a população quanto aos perigos de uso de celular e fones de ouvido nas travessias.
Iluminação  – Parceria com órgãos públicos para iluminação de prédios e grandes monumentos da Capital.
Terminais de ônibus – Parceria com a ATP para divulgação da mensagem do Maio Amarelo dentro dos terminais de ônibus.

Educação – A Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) da EPTC programou as seguintes açõessemana acadêmica na Unisinos, debates sobre o programa Vida no Trânsito (que alerta sobre principais riscos de acidentes), projeto Pedestre Idoso, curso gratuito para formação de taxistas, curso de mecânica para mulheres, além de ações educativas para pedestres, idosos e motociclistas.

Maio Amarelo – A proposta é chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O objetivo é estimular a participação da população, empresas, governos e entidades nessa conscientização. Foi escolhido o mês de maio, pois em 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor foi escolhida porque amarelo representa atenção e advertência na sinalização de trânsito.
Lema de 2019 – O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolveu o mote “no trânsito, o sentido é a vida” com a proposta para os adultos escutarem o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência  tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.
#MeOuça – A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Mas um sentido muito importante não pode ser esquecido: a audição. A ideia é ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece o que certo e o que não é: as crianças.

Fonte: EPTC

Texto de: Gabriela Duarte e Marina Freitas
Edição de: Gilmar Martins