Lançamento do app cumpre determinação do decreto n° 20.123, de 4 de dezembro deste ano.

Os passageiros do transporte coletivo de Porto Alegre que utilizam o cartão TRI passam a contar com uma nova facilidade a partir desta quarta-feira (12) , data de lançamento do aplicativo do sistema. Através do app “TRI POA”, disponível para IOS e Android, é possível ver o saldo, o extrato dos últimos usos e até fazer a recarga com cartão de crédito. O site do TRI – www.tripoa.com.br – também passa a ter a funcionalidade de compra com cartão, disponibilizando ainda a opção na modalidade débito.

O aplicativo também permite cancelar o cartão em caso de perda, furto ou dano, e solicitar uma segunda via. Mais de 1 milhão de pessoas possuem o TRI e poderão se beneficiar das vantagens da plataforma.

“O aplicativo vem para agregar vantagens e facilitar a vida do passageiro. São reivindicações dos próprios usuários que estamos conseguindo viabilizar neste lançamento”, define o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Gustavo Simionovschi.

O diretor complementa que, embora ainda haja dificuldade financeira, as empresas de ônibus estão se empenhando para acrescentar inovações e qualificação ao sistema. “Estamos trabalhando para trazer maior competitividade, eficiência e segurança ao serviço de transporte coletivo”, destaca.

Conforme Simionovschi, fazem parte do cronograma de implantação de tecnologias, a renovação de 100% dos validadores do ônibus – atualmente já há 600 novos equipamentos instalados; a expansão do projeto de reconhecimento facial, iniciado no final de 2017 e que está hoje em 600 coletivos, devendo ampliar para 900 nos próximos dias; a inserção do Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que possibilita o monitoramento através de câmeras e traz, entre outros benefícios, maior segurança ao usuário do serviço; e a instalação de sistema para rastreamento por GPS. Em relação a este último, será colocado em prática um plano piloto entre o final deste ano e começo do próximo. A expectativa, portanto, é que a primeira fase de implantação do sistema de GPS ocorra nos primeiros meses de 2019.

Fonte: ATP