O levantamento foi divulgado pelo site da Scientific American, e mostrou que as pessoas que conversavam com estranhos relataram ter experiências mais prazerosas do que as que ficaram sozinhas e caladas durante o trajeto.

Que tipo de pessoa você é? A que prefere ficar mais quietinha durante a viagem no coletivo, ou a que não consegue ficar em silêncio por muito tempo? De acordo com dados científicos, se a resposta foi a segunda, você é uma pessoa muito feliz!

Pesquisadores orientaram os participantes do estudo a conversarem com desconhecidos em um trem. A ideia era se sentar sozinho e em silêncio, ou agir normalmente para depois responder um questionário acerca dos seus sentimentos sobre a experiência. Os dados foram recolhidos de viagens em transportes públicos em Chicago, nos Estados Unidos.

Questionados sobre cenários opostos, os passageiros que agiram normalmente no experimento concordaram que o bate papo no transporte coletivo poderia realmente garantir uma experiência que melhorasse o dia, deixando-os mais felizes.

A pesquisa descobriu que, apesar de ser considerado um hábito prazeroso, normalmente as pessoas evitam puxar conversa com desconhecidos no transporte público porque acreditam que os colegas do assento ao lado não estão dispostos a dialogar. Ou seja, muitas das vezes preferem evitar constrangimentos.

 

Fonte: Folha Vitória