O número de roubo a transporte coletivo caiu 47% em Porto Alegre, nos meses de março e abril deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os indicadores criminais foram divulgados nesta sexta-feira (18) pela Secretaria de Segurança Pública.

Nesses dois meses de 2018, foram registrados 216 casos de roubos a usuários, cobradores e motoristas de transporte coletivo na Capital. Em 2017, o total chegou a 409 casos.

No acumulado do ano, o índice também caiu no Rio Grande do Sul.

Na avaliação do titular da força-tarefa que investiga roubos no transporte público, delegado Daniel Mendelski, a redução é resultado de uma integração entre órgãos e empresas de ônibus:

— Brigada Militar, Polícia Civil, órgãos municipais e empresas se uniram para ajudar na investigação. Com isso, estamos conseguindo tirar os assaltantes de circulação — afirma.

Mendelski ainda acrescenta que, normalmente, os assaltos são realizados pelas mesmas pessoas. A prisão de um suspeito pode resultar na redução imediata de casos.

A força-tarefa foi criada em março de 2016, com o objetivo de unificar as investigações, após uma alta no número de roubos. Somente em janeiro daquele ano, foram 241 assaltos.

Fonte: GaúchaZH – Lucas Abati