As ocorrências criminais no transporte público reduziram em 70% entre abril e maio na zona Norte de Porto Alegre. O dado foi divulgado na manhã de ontem durante o Fórum Transporte Seguro, que ocorre mensalmente na Capital e reúne os órgãos responsáveis pelo trânsito e pela segurança, além das empresas que prestam o serviço.

De acordo com o coordenador da atividade, Fagno Costa, que comemorou os números alcançados, o encontro de ontem foi de extrema produtividade. Segundo ele, como de costume, a atividade foi baseada em integração, troca de informações e busca de mecanismos e soluções efetivas para que se garanta a segurança dos usuários, do sistema e das tripulações.

Ainda conforme o coordenador, a redução apresentada na zona Norte foi a que mais chamou atenção. No entanto, disse que em todas as regiões foi possível perceber que as ocorrências diminuíram. Nas zonas Leste e Sul, por exemplo, a criminalidade já vinha diminuindo nos últimos meses.

O Fórum é composto por Polícia Civil − Força Tarefa (Combate a Roubos no Transporte Público); Brigada Militar (Comando de Policiamento da Capital, 1° BPM, 9° BPM, 11° BPM, 19° BPM, 20° BPM, 21° BPM, Batalhão de Operações Especiais e Regimento de Polícia Montada); Guarda Municipal e EPTC. Além dos órgãos públicos, representações e empresas também participam do Fórum, entre elas: Associação das Transportadoras de Passageiros (ATP); Associação dos Táxi Lotação (ATL); Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre; Consórcio Mob − Mobilidade em Transportes; Consórcio Via Leste; Consórcio Mais; Consórcio Viva Sul e Carris.

Fonte: Correio do Povo