Uma fita amarela no retrovisor dos coletivos. Esse é o símbolo do apoio da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e das empresas de ônibus ao movimento Maio Amarelo. A mobilização, que é mundial, propõe conscientizar para a redução de acidentes no trânsito. Em Porto Alegre a campanha está sendo desenvolvida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que promoverá ações educativas no decorrer do mês. De parte das empresas de ônibus também haverá faixas nas garagens dos coletivos destacando o apoio à causa, cartazes e flyer digital para os funcionários explicando sobre o movimento.

“O nosso trabalho é transportar vidas. Temos essa responsabilidade diária de operar com segurança, preservando a integridade dos nossos passageiros, dos pedestres e demais motoristas. Não se trata apenas de apoiar a causa, mas de reconhecer o nosso dever de trabalhar todos os dias incorporando essa missão”, destacou o diretor executivo da ATP, Gustavo Simionovschi.

A associação revela ainda que as empresas de ônibus realizam periodicamente treinamento e cursos de reciclagem para os motoristas promovendo a condução segura e a prevenção de acidentes.

Sobre o Maio Amarelo:

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O objetivo do Maio Amarelo é colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, chamando a atenção para o alto índice de mortes e feridos, e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. Há 27 países e 423 cidades no mundo que vêm apoiando a mobilização desde 2014, quando iniciaram as campanhas. Fonte: www.maioamarelo.com

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Fonte: ATP