Quem utiliza os ônibus de Porto Alegre tem agora mais uma facilidade. Solicitar o cartão TRI e retirar na hora. A modalidade com essa opção é a de passagem antecipada (PA), que pode ser utilizada por qualquer pessoa e é válida, inclusive, no trem e na lotação.

Antes era preciso esperar até sete dias úteis para a retirada do cartão de PA. Agora, basta fazer o pedido em um dos três postos: Cipei, na rua Uruguai, n° 45; ATP, na av. Protásio Alves, n° 3885 e Terminal Triângulo, na av. Assis Brasil. “O usuário faz uma recarga, que pode ser no valor mínimo, se preferir, e já sai com o cartão na mão, pronto para utilizar nos ônibus”, explica o diretor executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Gustavo Simionovschi. O diretor destaca que o valor mínimo da recarga também é uma novidade. Baixou de 10 tarifas vigentes, o que daria atualmente R$ 43,00, para R$ 20,00.

O cartão feito na hora não tem o nome do usuário impresso. A pessoa faz um cadastro rápido, no momento do pedido em um dos postos, para fins de sistema, e o cartão é identificado apenas com uma numeração.  Esse número fica vinculado ao cadastro da pessoa e ela pode solicitar futuramente cancelamento e segunda via, se necessário. Apesar de não ter os dados do usuário, esclarece o dirigente da ATP, “possui o mesmo princípio de segurança dos demais cartões, pois as informações ficam gravadas eletronicamente”.

“Queremos incentivar o uso do cartão, que é mais prático e seguro para o passageiro, e facilitar também a aquisição por pessoas que vêm de fora, visitar a cidade, e encontram no cartão entregue no ato uma alternativa rápida para viabilizar seus deslocamentos”, define Simionovschi.

Fonte: ATP