Uma redução de ocorrências de 38,55% em janeiro e de 63,55% em fevereiro. Esses são os dados da força tarefa da Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, contra roubos no transporte coletivo de Porto Alegre. Os números do primeiro bimestre de 2018 são uma comparação com o mesmo período de 2017 e foram revelados em solenidade realizada hoje (15) na Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP).
Durante o evento, os delegados Alencar Carraro e Carlos Wendt, responsáveis pela força tarefa, também apresentaram o balanço de redução de crimes comparativo a 2016, período em que foi criada a operação. Em janeiro de 2016 foram 364 ocorrências, caindo para 166 em janeiro de 2017 e chegando aos 102 em janeiro de 2018. Isso representa uma queda de 71,98% em relação ao ano de início da força tarefa. Quanto ao mês de fevereiro, os números são ainda mais expressivos. Foram 298 ocorrências em 2016, 203 em 2017 e 74 em 2018, uma redução de 75,17% desde o início da operação. Para o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, esse resultado pôde ser obtido graças à integração de todos os envolvidos, Polícia Civil, Brigada Militar, Guarda Municipal, empresas e sindicato. Fala que foi endossada pelo delegado Carraro que citou, ainda, a importância da troca de informações entre os órgãos de segurança, um dos elementos fundamentais para o sucesso da operação.
O delegado Carlos Wendt lembrou o pioneirismo da iniciativa: “Estamos sendo procurados por entidades de outras capitais que desejam conhecer esse projeto que é diferenciado no país. Tenho orgulho de dizer que temos um trabalho pioneiro e que está sendo exemplo”. O chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento da Capital, Rodrigo Mohr, enfatizou o êxito que o projeto vem obtendo e também ressaltou a relevância do trabalho conjunto entre Polícia Civil e Brigada Militar.
Após a apresentação dos dados, foi realizada uma homenagem aos profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado em 2017 em benefício da segurança no transporte coletivo. Foram entregues 16 troféus pela presidente da ATP, Tula Vardaramatos, pelo gerente da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Rogério Lago, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de Passageiros de Porto Alegre (Stetpoa), Adair Silva (ver lista de homenageados abaixo).
Em sua fala, a presidente Tula enalteceu o trabalho dos órgãos de segurança e destacou a importância de se criar uma delegacia específica para ocorrências no transporte coletivo. Conforme observou, “é preciso contribuir para que se torne uma ação perene. A criação de uma delegacia significa a continuidade e o fortalecimento desse trabalho”. Tula também anunciou investimentos por parte das empresas de ônibus. A previsão é de que até o final de 2019, todos os coletivos tenham câmeras de segurança. “As empresas estão investindo em tecnologia para a qualificação do serviço e para a segurança do passageiro”, declarou.
O evento, promovido pela ATP em parceria com a ATL e com o Stetpoa, também contou com a presença do diretor-presidente da EPTC Marcelo Soletti. Participaram ainda representantes de todas as entidades atuantes no Fórum Transporte Seguro, grupo criado há 10 anos com o intuito de promover ações e debates em prol da segurança no transporte coletivo da capital gaúcha. São integrantes do Fórum, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, EPTC, Stetpoa, ATL, Carris e os consórcios de ônibus Vialeste, Mais, Mob e Viva Sul.

Homenageados:

•Diretor presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação – Marcelo Soletti
•Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul – delegado Emerson Wendt
•Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana – delegado Fábio Motta Lopes
•Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul – Carlos Henrique Braga Wendt
•Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul – Alencar Carraro
•Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento da Capital – Tenente Coronel Rodrigo Mohr
•Comandante do 1° Batalhão de Polícia Militar – Tenente Coronel Alexandre Brite da Silva.
•Subcomandante do 9° Batalhão de Polícia Militar – Major Macarthur Vilanova
•Comandante do 20° Batalhão de Polícia Militar – Major Glademir Barbosa Otero
•Comandante do 21°Batalhão de Polícia Militar – Tenente Coronel Márcio Roberto Galdino
•Major da Brigada Militar – Fábio Kuhn
•Gerônimo Santos, representando a Guarda Municipal de Porto Alegre
•Deise Silveira, representando o consórcio Mob.

Fonte: ATP
Crédito Fotos: Itamar Aguiar

Apresentação de dados do Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento da Capital, Rodrigo Mohr

Apresentação de dados do delegado Carlos Wendt

Chefe da Polícia Civil do RS, Emerson Wendt

Apresentação de dados do delegado Alencar Carraro

Presidente da ATP, Tula Vardaramatos

Presidente do Stetpoa, Adair Silva

Homenageados pelo trabalho em prol da segurança no transporte coletivo de Porto Alegre