Dados da pesquisa são do Fórum de Transporte Seguro.

Os dois últimos meses do ano passado apresentaram uma redução de 69% no número de assaltos na frota de ônibus da Capital, na comparação com o mesmo período de 2016. Foram registrados 23 assaltos em novembro e 14 em dezembro de 2017, total de 37 casos; contra 62 em novembro e 60 em dezembro de 2016, totalizando 122. Os dados são do Fórum de Transporte Seguro, levantados pela Força-Tarefa contra Roubos a Transporte Coletivo, com sede na 2ª Delegacia de Polícia, apoio da Brigada Militar, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), Guarda Municipal GM) e Sindicato dos Rodoviários e Consórcios das Empresas de Ônibus.

O diretor-presidente substituto da EPTC, Fábio Berwanger Juliano, destaca a integração deste trabalho para uma maior segurança dos usuários do transporte coletivo, além dos motoristas e cobradores. “Antes de tudo é importante destacar a liderança deste trabalho pela Polícia Civil, por intermédio da força-tarefa, liderada pelos delegados Carraro e Wendt e suas equipes. A EPTC está presente nesta iniciativa, com a participação direta das nossas áreas de planejamento e de fiscalização de transporte, em reuniões mensais para ajustes no andamento das ações. Vale lembrar também, 640 ônibus da nossa frota já circulam com câmeras de segurança, uma situação que ajuda a inibir a prática de assaltos. A previsão é que toda a frota circule com câmeras até o final deste ano. Esta iniciativa, liderada pela Polícia Civil, com a criação da Força-Tarefa, é mais uma das ações para a valorização do transporte público com o objetivo de recuperar a perda dos usuários do sistema nos últimos anos, muito em razão da insegurança”, afirma.
De acordo com o gerente da Central de Controle do Monitoramento da Mobilidade da EPTC, Paulo Ramires, a cedência de imagens das câmeras tem sido um fator importante para o esclarecimento dos assaltos nos ônibus. “São centenas de câmeras da EPTC, da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Municipal disponíveis em ações integradas neste trabalho de auxiliar a Força-Tarefa na cedência de imagens dos assaltos. É importante lembrar, que periodicamente acontecem reuniões entre os órgãos integrantes deste grupo para discutir as futuras ações e realizar os ajustes necessários para o aperfeiçoamento do trabalho”, disse.
O assessor institucional do Consórcio MOB – Mobilidade em Transportes e integrante da equipe de coordenação do Fórum de Transporte Seguro, Fagno Costa, reforça a importância da cooperação entre os órgãos para a redução do número de assaltos no transporte coletivo. “É um trabalho que se consolida cada vez mais, com resultados extremamente positivos, como comprovam os números. Esperamos evoluir ainda mais neste esforço para uma maior segurança, sempre com a colaboração de todos os órgãos envolvidos”, concluiu.  – Criada no segundo trimestre de 2016, em razão do grande número de assaltos em ônibus e lotações, com 378 ocorrências de violência registradas somente em janeiro daquele ano, a Força-Tarefa objetiva combater os roubos no transporte coletivo, sendo uma iniciativa pioneira no Brasil. Em apenas dois anos já conseguiu frear e reduzir a violência que assustava os usuários. De 3.103 ocorrências registradas em 2016, o ano de 2017 finalizou com 1.864 casos, uma redução de 40%. Somente em roubos/furtos, principalmente de celulares, foram 2.149 casos em 2016, contra 1.461 em 2017, diminuição de 32%.

O delegado Alencar Carraro, que comanda a Força-Tarefa, ao lado do Delegado Carlos Wendt, explica a metodologia do trabalho, com resultados positivos. “A integração é total entre todos os órgãos componentes da Força-Tarefa, com agilidade para a solução dos casos. Estamos em contato direto principalmente com as empresas de ônibus e de lotações. Os depoimentos dos motoristas e cobradores são totalmente sigilosos. Eles ficam preservados no processo de identificação dos criminosos, sempre com a ajuda das câmeras nos veículos. O judiciário igualmente tem apoiado este trabalho. E os resultados estão aí, para comprovar que estamos no caminho certo. E vamos evoluir em 2018, para garantir cada vez mais segurança aos usuários do transporte coletivo, e também aos rodoviários”, disse.
Da mesma forma, o delegado Carlos Wendt lembra que a Força-Tarefa contra Roubos no Transporte Coletivo é uma ação pioneira no País, que já chama a atenção de diversas entidades também fora da capital. “Os resultados positivos deste trabalho pioneiro no País, e perfeitamente integrado, tem despertado interesse de muitas entidades, algumas da região metropolitana, para que seja implantado, também, no combate e redução de roubos e furtos em outros segmentos de serviços. Realmente entramos fortes para a redução da violência nos ônibus e lotações, com 624 inquéritos remetidos ao Ministério Público nos últimos dois anos, com 535 prisões solicitadas”, avaliou.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre – texto de Claudio Furtado / edição de Fabiana Kloeckner