Cerca de 250 paradas de ônibus de Porto Alegre receberão informações em braille. O anúncio ocorreu ontem na premiação do concurso Desafio Microrrevoluções Urbanas 2017, promovido pela EPTC. A implementação das informações em braille foi o tema do projeto do estudante de arquitetura da Unisinos, Cristiano Torres da Silva, que venceu o concurso.

Durante a cerimônia, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) anunciou que disponibilizará até R$ 5 mil para o projeto. Ao todo, a capital gaúcha conta com 532 paradas de ônibus. Segundo o diretor presidente da EPTC, Marcelo Soletti, o concurso tem como objetivo apresentar um desafio aos estudantes que, de alguma forma, querem colaborar com a cidade.

A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, também prestigiou o evento e comemorou o envolvimento acadêmico na melhoria da cidade. “Essa participação deve ser cada vez mais estimulada”, observou. A sugestão surgiu a partir da experiência do estudante no período em que trabalhou na produção de comunicação visual de uma empresa. O estudante levou em consideração o custo-benefício da implementação do projeto.

“A informação é replicada em braille no pedestal já existente, para não gerar muito custo. E o custo é irrisório se considerar o benefício”, afirmou Cristiano.

Fonte: Correio do Povo